As unidades de Betim e Goiana (PE) do grupo FCA seguem os testes do Projeto 551 da Jeep em ritmo acelerado. O SUV médio flagrado pelo Portal VRUM na Rodovia Fernão Dias será uma das atrações do Salão do Automóvel'2016, mas a apresentação deve ocorrer antes: em outubro. O irmão maior do Renegade com linhas mais parecidas às do Grand Cherokee substituirá o Compass (a partir de R$ 108.990) e o Patriot, não vendido no país, de uma só vez. O mais provável é que o nome Compass seja mantido, mas isso ainda não foi definido pela Jeep.
A exemplo do Nissan Kicks, o Brasil será o primeiro país a produzir o novo modelo, na fábrica pernambucana de onde já saem o Renegade e a picape Fiat Toro. Na sequência começará a ser fabricado no México, em 30 de janeiro, Estados Unidos e China – a Índia também é cotada.
Aposta da Jeep num mercado em ascensão no Brasil, com rivais como Mitsubishi ASX, Hyundai ix35 e Honda CR-V, o SUV médio já teve a data de lançamento adiada pelo menos duas vezes esse ano. Primeiro esperava-se que fosse revelado no Salão de Genebra, em março. Depois, a apresentação passou para o Salão de Nova Iorque, no mesmo mês.
SEM MICO Como no Renegade e na Toro, o motor de entrada será flex. Porém com maior potência e torque para driblar o mico de desempenho do 1.8 dos irmãos: 2.0 16v da família Tigershark com potência elevada dos atuais 156cv a gasolina para uma faixa de 160cv a 170cv e cerca de 20kgfm. As versões mais caras virão com o já conhecido 2.0 turbodiesel Multijet de 170cv e 35,7kgfm do Renegade. O câmbio será automático de seis ou nove velocidades, com tração dianteira ou integral adaptativa, de acordo com o catálogo.
Os preços acompanharão o patamar do Compass, posicionado acima do Renegade (que parte de R$ 71.990). Ou seja: a partir de cerca de R$ 100 mil.