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Fim do Fusca? Confira três momentos do Besouro mais famoso do mundo

Volkswagen decreta o fim da produção do Fusca no México, onde terceira geração era produzida. Veja detalhes das três fases do modelo

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Fim do Fusca? Confira três momentos do Besouro mais famoso do mundo
Fim do Fusca? Confira três momentos do Besouro mais famoso do mundo Foto: Fim do Fusca? Confira três momentos do Besouro mais famoso do mundo

Última série fabricada da terceira geração do Beetle ao lado da última fornada de 2003


(ô!/ô) O Fusca nasceu a partir da demanda de um carro popular para a Alemanha. Quando o projeto estava prestes a ser concluído, a Segunda Guerra Mundial atrasou seu lançamento. O veículo chegou a ser usado durante o conflito na forma de jipes e anfíbios. De volta à paz, o modelo finalmente foi lançado na Alemanha, e, com o passar do tempo, foi ganhando o mundo. No Brasil, o Volkswagen Sedan foi montado pela Brasmotor em 1950, o que foi feito pela própria Volkswagen em 1953, que só passou a fabricá-lo por aqui em 1959.


Se tomarmos como base esse primeiro Fusquinha fabricado no Brasil, vamos ver que nem luzes de direção ele tinha, usando as curiosas setas “bananinha” para sinalizar a conversão. O esguicho do para-brisa era uma garrafinha de plástico que deveria ser apertada com as mãos para ser acionada. O sistema elétrico de 6 volts mal dava para dar partida no motor. O propulsor de 1.200cm³ de cilindrada era o tradicional boxer (de cilindros contrapostos), com 36cv de potência e 7,7kgfm de torque, refrigerado a ar. A máxima era de 110km/h e a aceleração até os 100km/h era feita em 39,4 segundos. O câmbio não tinha sincronização e a tração era traseira. Freios eram a tambor.

Primeira geração se despede da planta de Puebla, em 2003


O carrinho media 4,07 metros de comprimento, 1,54m de largura, 1,50m de altura e 2,40m de entre-eixos. O peso? 730kg. O Fusca não era a referência em porte, luxo nem beleza. Também não custava nenhuma barbada. Mas, com o tempo, a simplicidade e a confiabilidade do projeto convenceram. Até sair de linha pela primeira vez no Brasil, em 1986, o veículo passou por várias evoluções. Na Alemanha, o Volkswagen Sedan deixou de ser fabricado em 1978. Foi relançado no Brasil de 1994 a 1996, para depois deixar nosso mercado em definitivo. No México, essa primeira geração sobreviveu até 2003.

New Beetle, a segunda geração do modelo, foi lançado em 2008


NEW BEETLE Apresentado como conceito em 1994, uma segunda geração do Fusca foi lançado em 1998. O design do New Beetle era assinado pela equipe de J Mays, e apenas as linhas foram inspiradas no velho Besouro. A releitura também deu direito à carroceria descapotada. Construído sobre a plataforma do Golf IV, o modelo trazia motor e tração dianteiros. A versão vendida no Brasil tinha motor 2.0, com 116cv e 17,4kgfm, mas em outras praças a motorização foi de um simples 1.4 aspirado (de 75cv e 12,8kgfm) até um 3.2 V6 com 255cv e 32,6kgfm.

Design era assinado pela equipe de J Mays


As dimensões do veículo eram 4,13m metros de comprimento, 1,72m de largura, 1,51m de altura e 2,51m de entre-eixos. O peso aumentou muito, 1.246kg, o que pode ser explicado também pela enorme oferta de itens de conforto (ar-condicionado, direção hidráulica, etc.). O porta-malas tinha apenas 214 litros, mantendo a tradição de carro ruim para levar bagagem (para aproveitar melhorar o espaço no Fusca antigo, era preciso moldar as malas como as curvas do capô, fora que aquele bagageiro atrás do banco traseiro – vulgo chiqueirinho – só podia levar bagagem pequena). É interessante observar que a fabricação desta segunda geração coexistiu com o velho Fusca na planta mexicana de Puebla. O New Beetle foi fabricado até 2011.

Edição limitada GSR remetia a uma versão nervosa do modelo clássico da década de 1970


FUSCA Para a terceira geração, lançada na sequência, a Volkswagen permitiu o uso oficial dos apelidos regionais que o modelo ganhou mundo afora. Assim, o veículo vendido no Brasil tinha o nome “Fusca” escrito na carroceria. Seu design foi inspirado no Fusca clássico, mas com linhas tão esportivas e agressivas que remetem a um Porsche. Fabricado em Puebla, no México, sua plataforma também era a do Golf VI (PQ35). As dimensões voltam a aumentar: 4,27 metros de comprimento, 1,80m de largura, 1,48m de altura e 2,53m de entre-eixos.

Terceira geração do Beetle se despede da linha de montagem de Puebla


O desempenho também era afiado. O motor standard era o 2.0 TSI, com 211cv e 28,6kgfm, com direito a câmbio automatizado de dupla embreagem (mas também havia opção do manual). A velocidade máxima é de 224km/h e a aceleração até os 100km/h em 6,9 segundos. Caro, o modelo deixou de ser vendido no Brasil ainda em 2017. Com a crescente demanda dos SUVs também no mercado americano, que era o principal para o modelo, o Beetle deixou de ser fabricado no último 10 de julho. O último veículo produzido saiu da linha de montagem ao som de mariachis e aplausos. O modelo cede espaço em Puebla para a produção do SUV compacto Tarek.