Um dos vários produtos licenciados pela Fifa para a Copa do Mundo, a réplica dos ônibus do torneio – na escala 1:95, por R$ 39,90 cada – ludibria o torcedor ao ser oferecida como “cópias idênticas dos veículos que irão transportar os melhores jogadores do mundo, e suas delegações, entre as cidades sedes, estádios concentrações e por todo o país”, segundo descrição da Loja da Fifa , site de vendas da organizadora.
O brinquedo retratado é baseado no Hyundai Universe, modelo de ônibus utilizado na África do Sul’2010 e que sequer deu as caras na edição 2014 do torneio. Todas as 32 seleções já presentes no Brasil utilizam o Marcopolo Paradiso G7 1200 fabricado em Caxias do Sul (RS).
A frota real foi alugada pela Hyundai – patrocinadora responsável pelo fornecimento dos veículos do torneio, ao lado da Kia – junto à empresas operadoras, pelo fato de as marcas não disporem de veículos do tipo do Brasil.
Durante a criação das réplicas, Fifa e os parceiros envolvidos sequer se deram ao trabalho de retratar de forma fiel os veículos das 16 delegações da coleção (entre elas o anfitrião Brasil, Uruguai, Chile e Argentina – os três últimos concentrados em Minas): os brinquedos vêm em cores alusivas à bandeira de cada país, num visual parecido aos dos ônibus das edições anteriores na Alemanha'2006 e África do Sul. Ou seja: bem diferente do azul claro padrão dos ônibus da edição brasileira.
A única semelhança entre os busões reais e as réplicas está em detalhes de cunho comercial – as logomarcas e a decoração da Copa do Mundo.
O torcedor que quiser uma miniatura fiel aos ônibus das seleções, portanto, terá que adquirir uma réplica da Marcopolo e fazer a pintura por conta própria.