A Ford anunciou uma nova arma para os campeonatos de rali de 2010: o novo Fiesta europeu em traje de competição. O hatch foi criado para disputar o famoso International Rally Challenge, IRC, a Copa S2000 mundial ? daí a denominação ? e outras competições. Para fazer bonito, o carro, preparado em conjunto com a britânica M-Sport foi amplamente modificado em relação a versão de série. A começar pelo motor 2.0 Duratec 16V. Embora esse propulsor já esteja sob o capô de muitos modelos da Ford, como os Focus e EcoSport vendidos no Brasil, no Fiesta S2000 ele passou a render 283 cv de potência a altos 8 mil giros e 26,6 kgfm de torque a 6.500 rpm, números obtidos sem se recorrer a sobrealimentação. Esse poderio passa a ser administrado por um câmbio sequencial de seis marchas. Em busca de maior aderência a transmissão é integral.
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Os freios a disco ventilados são fornecidos pela conceituada marca italiana Brembo e variam de tamanho de acordo com o tipo de prova. As rodas podem ser de aro 15 a 18 e são definidas conforme o trecho. As de diâmetro menor são especiais para terra ou neve, enquanto o jogo de maior diâmetro é apropriado para etapas de asfalto. A suspensão é totalmente regulável, com esquema McPherson independente em todas as rodas.
O habitáculo é completamente despojado de qualquer perfumaria. Saem itens de conforto/conveniência e acabamento e entram os bancos Sparco tipo concha, com cintos de seis pontos, além da indispensável estrutura tubular de proteção.
A M-Sports é responsável pela preparação de carros de rali da Ford desde 1997, mas já havia se associado a marca do oval azul no extraordinário Ford Escort Cosworth. O atual Focus que disputa o afamado WRC, o Campeonato Mundial de Rali, foi projetado pela mesma companhia.