De dimensões reduzidas, esses carros são apropriados para os grandes centros urbanos, em que qualquer espaço é valioso. O Uno tem 11cm a mais de comprimento e o Ka, maior distância entre-eixos. Praticidade não é o forte de modelos duas portas porque o acesso ao banco traseiro exige contorcionismo. Saiba qual deles leva a melhor.
Equivalentes em quase tudo
Os carros compactos, com menos de quatro metros de comprimento, conquistam o público jovem e as pessoas que não abrem mão de circular com mais facilidade nos grandes centros. Esses modelos cabem facilmente nas poucas vagas apertadas ainda disponíveis e frequentam menos os postos de combustíveis
Porta-malas
UNO 7 KA 7
O Uno comporta 17 litros a mais. Porém, o do Ka não tem arestas e é mais fácil de ser arrumado. Como o estepe do Ford fica sob o assoalho, não há necessidade de retirar a bagagem quando o pneu fura. Ambos podem ser abertos por dentro do carro. O do Uno é por cabo e o do Ka, elétrico.
Câmbio
UNO 7 KA 8
As relações de transmissão são semelhantes em ambos, sendo que no Uno há ligeira queda de rotação entre a primeira e a segunda marcha. Os engates do câmbio são mais bem definidos no Ka, mas o trambulador é barulhento. O Uno tem curso de alavanca mais longo.
Suspensão/direção
UNO 7 KA 8
Outra semelhança. A estabilidade é priorizada em detrimento do conforto. Ambos transferem com intensidade as imperfeições do piso para o habitáculo. A direção do Ka é mais direta e a do Uno, muito leve em alta.
Motor/desempenho
UNO 6 KA 8
São equivalentes, apesar de o Uno ter mais torque e potência declarados. Desempenho não é com eles, pois a arrancada é lenta. Porém, o Ka anda mais depois de embalado.
Estilo
UNO 9 KA 7
Quesito puramente subjetivo. Porém, o do Uno é mais moderno e ousado. O do Ka cai no lugar-comum. E será reestilizado novamente.
Conforto/tecnologia
UNO 7 KA 6
Vantagem para o Uno, que tem mais itens de conforto na lista de opcionais.
Consumo
UNO 9 KA 9
Se não andam, também não bebem. Raciocínio lógico. Extremamente sovinas, contribuem para a manutenção do saldo bancário do dono.
Acabamento/montagem
UNO 4 KA 4
Pobres e sem esmero. Grilos povoam o interior e há encaixes plásticos malfeitos em ambos. Não precisava ser tanto assim.
Espaço interno
UNO 8 KA 7
Apesar de o Ka ter maior distância entre-eixos, o espaço interno é melhor no Uno. O Ka foi bastante modificado em 2008, passando a ter cinco lugares em vez dos quatro do modelo lançado em 1999. O banco traseiro do Uno também é mais espaçoso, principalmente para a cabeça. Mas três ocupantes se apertam no banco traseiro do Uno. No Ka, três adultos atrás é praticamente impossível.
Segurança
UNO 7 KA 5
Melhor para o Fiat, pois ABS, airbags e apoio de cabeça central no banco traseiro figuram, pelo menos, na lista de opcionais. No Ford, não há essa possibilidade.
Custo/benefício
UNO 6 KA 6
São boas opções para uso em grandes centros urbanos, pela capacidade de porta-malas e espaço interno reduzidos para família. O pecado é a ausência de equipamentos de segurança.
Ergonomia
UNO 5 KA 5
Não é boa nos modelos duas portas. Primeiro, motorista e passageiro da frente têm que se contorcer para afivelar o cinto de segurança porque a coluna B (central), na qual está fixado o cinto, fica mais recuada; segundo, o acesso ao banco traseiro é ruim. Para idosos, é o fim da picada. Praticidade é inimiga de modelos de duas portas. Vale o charme e na maioria das vezes são mais estilosos do que os de quatro portas.
RESULTADO
UNO 82 KA 80
FICHA TÉCNICA
KA TECNO
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 999cm³ de cilindrada, que desenvolve 69cv (gasolina) e 73cv (etanol) de potências máximas e torques máximos de 8,9kgfm (gasolina) e 9,3kgfm (etanol)
Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Suspensão/rodas/pneus
Dianteira, independente, tipo McPherson, com braços inferiores, sem barra estabilizadora; e traseira, semiindependente, com eixo autoestabilizante Twist Beam, sem barra estabilizadora / 5,5 x 14 polegadas, em aço / 175/65 R14
Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)
Freios
Disco na dianteira e tambor na traseira, sem ABS (nem como opcional)
Capacidades
Tanque, 45 litros; de carga (passageiros e bagagem),
467 quilos.
EQUIPAMENTOS
De série
Conforto/conveniência - Travas elétricas; controle remoto para abertura das portas, do porta-malas;
bolso porta-revistas atrás do banco do passageiro, abertura elétrica do porta-malas no painel; alça interna para auxílio de fechamento do porta-malas; banco traseiro com encosto bipartido; calotas; console cnetral com porta-objetos e porta-latas integrado; controle remoto com abertura das portas, do porta-malas e botão localizador; espelho retrovisor externo do passageiro com controle manual interno; kit Class ( ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos com um toque para baixo), preparação para som; luz no porta-malas; limpador do para-brisa com temporizador; luz no teto; terceira luz de freio; porta-objetos nas portas dianteiras; preparação para vidros elétricos; quatro alto-falantes; rádio My Connection com CD/MP3, Bluettoth e conexões USB e ipod; retravamento depois de 45 segundos sem abertura da porta; tomada de energia 12 volts; travamento das portas aos 15km/h;
Segurança - Botão de “pânico” (que produz um bip e pisca as luzes do veículo quando acionado); alarme volumétrico; travamento automático das portas a 15km/h; sistema antifurto PATS; apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura; cintos laterais traseiros de três pontos; desembaçador do vidro traseiro; alça dianteira no teto no lado do passageiro;
Aparência - vidros verdes escurecidos; antena de teto; retrovisores externos, para-choques e frisos na cor da carroceria; painel central, maçanetas internas e anéis de saídas de ar na cor cinza; painéis de porta com revestimento em tecido; régua do porta-malas na cor do veículo; rodas aro 14
Opcional
Pintura metálica.
Emílio Camanzi testou o Ford Ka Tecno 1.0 para o Vrum, veja no vídeo abaixo:
FICHA TÉCNICA
UNO VIVACE
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 999,1cm³ de cilindrada, oito válvulas por cilindro, que desenvolve potências de 73cv (gasolina) e de 75cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 9,5kgfm (gasolina) e de 9,9kgfm (etanol) a 3.850rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores transversais; e traseira, com eixo de torção e rodas semi-independentes / 5,5 J x 14, em liga leve (opcionais) / 175/65 R14
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cemalheira, com assistência hidráulica (opcional)
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
CAPACIDADES
Tanque, 48 litros; de carga (passageiros e bagagem), 400 quilos
Emílio Camanzi também testou o Uno 2 portas para o programa Vrum. Assista:
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência – Alerta de manutenção programada, console com porta-copos, econômetro, espelho no para-sol do passageiro, ganchos de fixação de carga no porta-malas, luz de leitura dianteira, relógio digital e vidro climatizados verdes.
Segurança – Terceira luz de freio, Fiat Code segunda geração e válvula antirrefluxo de combustível.
Aparência – Assoalho em carpete, bancos revestidos em tecido, calotas integrais, maçanetas, retrovisores e para-choques na cor da carroceria, painel de instrumentos na cor cinza, quadro de instrumentos com iluminação branca, revestimento interno das colunas centrais e traseiras e revestimento completo do porta-malas.
OPCIONAIS
Ar-condicionado, desembaçador com ar quente, direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS, para-brisa térmico, predisposição para rádio, rádio CD Player com MP3 e WMA, rodas em liga leve de 14 polegadas, coluna de direção com regulagem de altura, terceiro apoio de cabeça traseiro rebaixado, banco do motorista com regulagem de altura, porta-objeto (copinho) móvel, bancos e painéis das portas revestidos em veludo, volante revestido em couro, vidros com comando elétrico do tipo “um toque”, pneus (175/65 R14) de baixa resistência ao rolamento, para-brisa degradê, faróis de neblina, desembaçador do vidro traseiro, cintos laterais traseiros retráteis, comandos internos de abertura do porta-malas e portinhola para acesso ao bocal de abastecimento, porta-óculos e kits de personalização.
QUANTO CUSTA
O Ford Ka Tecno 1.0 é vendido em versão única de acabamento com preço sugerido de R$ 32.200.
O Uno duas portas na versão Vivace tem preço básico sugerido de R$ 26.490. Com todos os opcionais, o preço sobe para R$ 34.475.