Fiat Toro 2022 chega com mudanças discretas no visual e nova opção de motor

Líder em seu segmento, a picape intermediária mantém o estilo, mas passa a contar com o motor turbo 270, que tem potência máxima de 185cv

Fiat Toro 2022 chega com mudanças discretas no visual e nova opção de motor Líder em seu segmento, a picape intermediária mantém o estilo, mas passa a contar com o motor turbo 270, que tem potência máxima de 185cv

A versão Ultra, uma das topo de linha, tem a grade dianteira diferenciada, com o fundo totalmente escuro

 

A Fiat apresentou hoje a linha 2022 da sua picape intermediária Toro, que chega trazendo retoques no visual, com grades frontais diferentes para as versões, mais tecnologia e o novo motor 1.3 Turbo, com potência máxima de 185cv. O modelo continuará sendo vendido com os motores 1.8 flex e 2.0 turbodiesel, com câmbio automático de seis ou nove velocidades, e tração 4×2 e 4×4. Entre as novidades apresentadas pela Toro 2022, destaque para o sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas, carregador de celular sem fio e sistema de assistência à condução. Os preços vão de R$ 114.590 a R$ 187.490.

 

A Fiat Toro é aquele tipo de produto que pode ser facilmente chamado de fórmula do sucesso. Teve uma aceitação muito grande no mercado brasileiro e em pouco tempo atropelou a Renault Duster Oroch, modelo que inaugurou o segmento de picapes intermediárias. Desde que foi lançada em 2016, a picape teve quase 300 mil unidades vendidas, ajudando a Fiat a consolidar a liderança absoluta no segmento, com 55% de participação, comando com os números da Strada. No chamado segmento C, de picapes intermediárias, a Toro tem 85% de participação, mas essa tranquilidade deve acabar em breve com a chegada de outros modelos.

As três primeiras versões, como a Volcano, trazem filetes cromados na grade frontal

E a fórmula do sucesso da Fiat Toro sempre foi o seu estilo, considerado bem ousado desde a época de seu lançamento. De acordo com pesquisa feita pela montadora, a maioria dos consumidores escolhe a Toro pelo estilo e tamanho. E, certamente por esse motivo, a Fiat fez poucas mudanças no visual da linha 2022 da picape, para não fugir daquela máxima que diz que em time que está ganhando não se mexe.

A traseira da picape permanece a mesma, sem alterações significativas de estilo

MUDANÇAS As alterações de estilo da nova Toro foram pontuais. O modelo ganhou um capô mais alto, com vincos bem marcados e uma cava central. As versões Endurance, Freedom e Volcano trazem a grade frontal com filetes cromados, enquanto a Ranch e a Ultra têm o interior do componente no estilo colmeia, escurecido. Mas em todas as versões, a nova logo da Fiat foi centralizada na grade, que traz ainda a pequena flag com as cores da bandeira da Itália.

A tampa traseira em duas partes foi mantida e a versão Ultra tem a cobertura rígida da caçamba com tranca

Os faróis ganharam novo formato, um pouco mais estreitos, e são full LED  a partir da vresão Freedom. As luzes diurnas, chamadas de “Olho da Toro”, foram mantidas com o mesmo desenho e trazem LEDs que mudam do branco para o amarelo. A Toro 2022 tem na parte inferior central do para-choque um skid plate com novo desenho, e o ângulo de ataque ficou um pouco maior, com 25 graus. As rodas vão de 16 a 18 polegadas, variando de acordo com a versão. Fora isso, a picape intermediária da Fiat, com carroceria monobloco, não teve grandes modificações externas, mantendo as dimensões, as linhas da traseira, que recebeu a nova logomarca, e a capacidade de carga de uma tonelada.

INTERIOR Mas se a Toro não mudou tanto por fora, por dentro não se pode dizer o mesmo. O painel tem novo desenho, com linhas mais retas, e quadro de instrumentos com tela TFT Full digital de sete polegadas, onde o motorista pode visualizar as diferentes configurações: Pulse (tradicional), Precision (econômetro), Minimal (informações essenciais), Sport e 4×4. As versões topo de linha passam a contar com sistema multimídia com tela tátil central de 10,1 polegadas, que mais parece um tablet, uma mudança providencial. A versão Endurance tem multimídia com telas de 7 polegadas, enquanto na Freedom e Volcano é de 8,4 polegadas.

As versões de topo de linha trazem no painel sistema multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas

Outra novidade que a Toro 2022 traz é o Fiat Connect Me, que oferece diferentes soluções para conectividade, com cerca de 30 funcionalidades, deixando a picape totalmente conectada ao celular. O sistema permite conexão com cinco diferentes perfis de usuários personalizados, projeção wireless com Android Auto e Apple CarPlay, duas conexões Bluetooth, entradas USB-A e USB-C, carregador de celular sem fio e interação por meio de assistente pessoal por comando de voz.

Usando o celular, o motorista consegue à distância ligar e desligar o motor e o sistema de refrigeração, verificar o nível de combustível no tanque e a pressão dos pneus, e ainda conta com Wi-Fi 4G (gratuito no primeiro mês) que permite o pareamento de até oito aparelhos, mas com custo mensal pelo pacote de dados. A operadora TIM, parceira da Fiat com cobertura 4G em mais de 4 mil municípios no Brasil, disponibiliza três planos para os clientes: Básico 5GB, com áudio book, por R$ 30; Padrão 10GB, com Waze (ilimitado), por R$ 50; e Premium de 40GB, com os mesmos conteúdos do pacote anterior e mais o Cartoon Networks, por R$ 100. Com o Smart Nave (TomTom) o sistema de navegação é nativo, com atualizações automáticas dos mapas e indicação de postos de abastecimento.

A nova logo da Fiat está presente também na maçaneta de abertura da tampa traseira

 

Já o Smart Safety traz o sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Comutação Automática do Farol (AHB), o Aviso de Saída de Faixa (LDW), assistência emergencial (em caso de acidente grave aciona ambulância ou se o motorista passar mal pode comunicar com a central), assistente em casos de panes, alerta preventivo de furto e assistente de recuperação pós-roubo. As versões Endurance, Freedom e Volcano são equipadas com seis airbags, enquanto a Ranch e a Ultra contam com sete bolsas infláveis.

MOTORIZAÇÕES A Fiat vai continuar oferecendo a Toro na versão Endurance com o motor EtorQ Evo 1.8 16V flex, de 139cv de potência máxima, associado ao câmbio automático de seis velocidades e tração 4×2. Não foi dessa vez que o propulsor beberrão foi aposentado. A Fiat afirma ser interessante para o consumidor manter uma versão de entrada com "preço mais baixo". Outro que continuará equipando as versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra é o motor 2.0 16V turbodiesel (MultiJet II), combinado ao câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.

Modelo ganhou faróis full LED, que proporcionam cerca de 30% a mais de eficiência

Mas a grande novidade que estreia na Fiat Toro 2022 é o novo motor GSE 270 Multair, que equipará as versões Endurance, Freedom e Volcano. Trata-se de um 1.3 turbo, produzido na fábrica de Betim, que tem injeção direta de combustível e desenvolve potências de 180cv (gasolina) e 185cv (etanol) a 5.750rpm e torque máximo de 27,5kgfm (g/e) a 1.750rpm. A Fiat garante ser o motor turbo mais eficiente do mercado, com menor consumo e emissões de poluentes ainda mais reduzidas. Esse propulsor estará associado ao câmbio automático de seis velocidades. Junto com o novo motor, a Toro 2022 teve a assistência elétrica da direção recalibrada, com melhoria no diâmetro de giro. As suspensões – McPherson na dianteira e Multlink na traseira – também foram ajustadas, buscando o melhor conforto na rodagem e boa estabilidade.

A Toro 2022 tem ainda o novo E-Locker com TC%2b, que tem função semelhante ao do Locker das rodas, mas executa de forma eletrônica pelo controle eletrônico de estabilidade (ESC). Na prática, se uma das rodas perde a aderência, o ESC freará aquela que está deslizando, transferindo o torque para a outra roda, possibilitando que o motorista saia de situações complicadas. O E-Locker com TC é item de série nas versões 4×2.

Nas versões Freedom e Volcano o sistema multimídia tem tela de 8,4 polegadas

Já o novo sistema ESC Off (4×4 Low) evita o corte de potência do motor em caso de deslizamento das rodas. O ABS Off Road é aquele sistema que permite que a roda trave por alguns segundos para formar uma cunha de areia ou brita, reduzindo a distância de parada em pisos de baixa aderência. A linha 2022 da Toro será vendida em nove configurações e estará disponível nas concessionárias a partir de amanhã.

 

PREÇOS

 

Toro Endurance 1.8 flex AT6………………R$ 114.590

Toro Endurance Turbo 270 AT6……………R$ 119.590

Toro Freedom Turbo 270 AT6……………..R$ 131.890

Toro Volcano Turbo 270 AT6……………….R$ 144.990

 

Toro Endurance Turbodiesel AT9……………R$ 152.990

Toro Freedom Turbodiesel AT9……………..R$ 164.390

Toro Volcano Turbodiesel AT9……………….R$ 177.690

Toro Ranch Turbodiesel AT9…………………R$ 185.490

Toro Ultra Turbodiesel AT9…………………..R$ 187.490

 

 

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS

 

ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 – R$ 114.590
– Cluster Full Digital de 7’’
– TC%2b (Electronic Locker)
– Leitor de pressão dos pneus (iTPMS)
– Airbags laterais e de cortina
– USB frontal (tipos A e C)
– USB traseiro
– Central multimídia de 7”
– Dois tweeters
– Espelhos externos com tilt down
– Comandos de áudio no volante
– Ar-condicionado
– Direção elétrica
– Vidros elétricos
– Travamento elétrico
– Alarme
– Desembaçador traseiro
– Banco do motorista ajustável
– Isofix
– Piloto automático
– DRL (luz diurna) de LED
– Sensor de estacionamento traseiro
– Porta escada
– Repetidor lateral
– Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder
– Revestimento de caçamba
– Rodas de liga leva de 16” (Superspoke)
– Luz de iluminação da caçamba
– Lâmpadas traseiras de LED

ENDURANCE TURBO 270 FLEX AT6– R$ 119.590
Acrescenta em relação à Endurance FLex AT6:
– Motor Turbo Flex de 185 cv (etanol)

ENDURANCE TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 152.990
– Motor turbo diesel de 170 cv
– ESC OFF (4×4 low)
– Transmissão de 9 marchas
– Tração 4×4 com seletor
– Controle eletrônico de descida
– Protetor de cárter

 

FREEDOM TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 131.890
Acrescenta em relação à Endurance:
– Central multimídia de 8,4”
– Paddle shifters
– Câmera de ré
– Volante em couro
– Ar-condicionado digital dual zone
– Para-sol com iluminação
– Apoio de braço frontal
– Tapete
– Faróis full LED
– Roda de liga leve de 17”
– Barras longitudinais no teto
– Farol de neblina
– Capota marítima
– Maçanetas e espelhos na cor do veículo

FREEDOM TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 164.390
– Motor turbo diesel de 170 cv
– ESC OFF (4×4 low)
– Transmissão de 9 marchas
– Tração 4×4 com seletor
– Controle eletrônico de descida
– Protetor de cárter

VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 144.990
Acrescenta em relação à Freedom:
– Sensor de estacionamento frontal
– TBM %2bNAV (conectividade)
– Wireless changer
– Airbag de joelhos
– Roda de liga leve de 18”
– Bancos em couro
– Kit High Tech
– Espelhos externos com tilt down e luz de poça
– Apoia-braço traseiro
– Porta-objeto no banco do passageiro
– Keyless Enter-N’Go
– Assentos com ajuste elétrico
– Maçaneta e moldura da porta cromada

VOLCANO TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 177.690
– Motor turbo diesel de 170 cv
– ESC OFF (4×4 low)
– Transmissão de 9 marchas
– Tração 4×4 com seletor
– Controle eletrônico de descida
– Protetor de cárter

RANCH TURBO DIESEL AT9 4×4– R$ 185.490
– Central multimídia com tela de 10,1”
– Grade frontal diferenciada
– ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)
– Espelhos externos cromados
– Moldura lateral da caixa de roda específica
– Barra de proteção para o vidro traseiro
– Barra de proteção cromada
– Santantonio cromado
– Estribo cromado
– Para-barro
– Assentos de couro acabamento específico (marrom)
– Badge externo nas portas da frente
– Badge interno
– Acabamentos interiores escurecidos
– Acabamentos exteriores escurecidos
– Cor e acabamento do painel (marrom)
– Cluster específico (Welcome Movement)
– Tapetes de carpete com bordados

ULTRA TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 187.490
– Central multimídia de 10,1”
– Grade frontal diferenciada
– ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)
– Dynamic bed cover (capota rígida)
– Cargo bag
– Moldura lateral da caixa de roda específica
– Nova bitola 10 mm maior
– Santantonio integrado
– Estribo preto
– Para-barro
– Rodas de liga leve de 17” %2b pneus AT plus com escrita branca
– Assentos de couro com acabamento específico (vermelho)
– Badge externo (portas dianteiras)
– Badge interno
– Acabamentos interiores escurecido
– Acabamentos exteriores escurecidos e logotipo Fiat
– Maçaneta da porta na cor externa
– Cor e acabamento do painel (vermelho)
– Bordado nas costas nos bancos dianteiros
– Cluster específico (Welcome movement)
– Tapetes de carpete com bordados