A terceira rodada de resultados do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe) foi divulgada nesta quinta-feira (20). Entre os resultados divulgados, destaca-se negativamente a picape Fiat Strada, veículo mais vendido no Brasil em setembro, que obteve apenas 1 estrela de um total de 5 no quesito segurança.
A Fiat Strada foi testada nas suas versões com cabine dupla e cabine simples. O primeiro modelo possui quatro airbags e, o segundo, apenas dois. Nos dois casos, a picape recebeu nota 1 de 5 devido à estrutura instável, airbags laterais de baixo desempenho, diferenças nos assentos entre versões no impacto traseiro e falta de tecnologias de assistência à segurança.
Airbags laterais da picape apresentam resultado ruim
O péssimo desempenho das versões da Fiat Strada com cabine dupla foi resultado do acionamento incorreto dos airbags laterais.
Sobre o problema, o Latin NCAP afirmou que os dispositivos de segurança tinham "acionamento incorreto e tamanho reduzido, resultando em medições ruins de proteção da cabeça e do tórax, o que implica em alta probabilidade de ferimentos com risco de morte.”
É possível ver o problema mais claramente durante o teste de colisão contra o poste, que revela que a bolsa inflável não conseguiu cobrir toda a área que deveria e só protegeu a cabeça no momento em que o veículo recua do impacto.
O Latin NCAP deu nota zero para a Strada nesse quesito. Como a versão de cabine simples não tem airbag lateral de série, ela não passou por essa prova.
Efeito Chicote na Strada Cabine Simples
Segundo o Latin NCAP, a proteção contra o efeito chicote oferecida pela Fiat Strada Cabine Simples foi considerada ruim: esse foi outro fatore preponderante para a baixa nota registrada. O Programa aponta ainda que o boneco de testes se moveu fora do padrão adequado.
Notas gerais da Fiat Strada
A versão da Strada com cabine dupla alcançou 41% dos pontos de proteção aos passageiros adultos, 53% em crianças e 40% de proteção a pedestres. Os Sistemas de Assistência à Segurança alcançaram 49% dos pontos.
O modelo de cabine simples, por sua vez, alcançou 47% de proteção aos passageiros adultos, pífios 22% em crianças e 40% de proteção aos pedestres. Os Sistemas de Assistência à Segurança também alcançaram 49% dos pontos.
Strada foi o veículo mais vendido do Brasil em setembro
Mesmo com a nota, o Strada foi líder de vendas no último mês, com 9.908 unidades novas emplacadas.
Modelo Emplacamentos 1º Fiat Strada 9.908 2° Hyundai HB20 8.836 3° Chevrolet Onix 8.078 4° Chevrolet Onix Plus 7.781
Em nota à imprensa, a Stellantis afirmou “seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes.”
- Acompanhe o VRUM também no Youtube e no Dailymotion!