Depois de muita espera, finalmente a Fiat apresentou o Stilo 2008, que deve chegar às concessionárias da marca ainda em janeiro. A nova linha recebeu pequenos retoques no visual (o mesmo desde o lançamento do carro em 2002) e trouxe como grande novidade o câmbio automático robotizado Dualogic, semelhante ao Easytronic que equipa o Chevrolet Meriva. A nova transmissão está disponível apenas para as versões equipadas com motor bicombustível. O Stilo 1.8 Flex Dualogic tem preço sugerido de R$ 53.760 e o Sporting Dualogic pode ser encontrado por R$ 61.930.
Veja mais fotos do novo Stilo!
A dianteira do hatchback recebeu pára-choque com novo design e grades frontais diferenciadas para as versões: detalhes cromados para as Flex e Abarth e vermelhos nas versões Sporting. Os faróis de neblina, de série em toda linha, agora localizam-se na parte inferior do pára-choque. Na lateral, os espelhos retrovisores externos passam a embutir luzes indicadoras de direção, os novos frisos agora possuem inserção cromada e as rodas também são novas - de liga-leve 16" para Flex e Abarth, e de liga-leve 17" nas Sporting. Na traseira, as lanternas tem novo estilo, em forma de "T". Já o pára-choque foi redesenhado recebendo, abaixo dele, duas saídas de escapamento falsas, para reforçar o estilo esportivo.
Além das mudanças, o Stilo passa a ser o segundo modelo da Fiat a contar com a nova logomarca da montadora italiana, que fez a sua estréia no Brasil com o Punto, em agosto do ano passado. Entre os motores, nenhuma novidade. O 1.8 8V Flex desenvolve 112 cv de potência com gasolina e 114 cv com álcool. Já o 2.4 20V gera 167 cv.
Mas é na parte interna onde se encontra a principal novidade do Stilo 2008. Além dos novos revestimentos em veludo da versão Flex e em couro da Abarth, o câmbio Dualogic chama a atenção. Desenvolvido e produzido pela FPT (Powertrain Technologies), a nova transmissão permite ao motorista escolher se quer as trocas de marchas de forma automática, ampliando o conforto, ou manuais, seqüencialmente por toques na alavanca de câmbio ou por meio de comandos no volante, as chamadas borboletas (item opcional), proporcionando uma condução mais esportiva.Todas as versões equipadas com o novo câmbio trazem de série piloto automático.
Como funciona o Dualogic
O sistema Dualogic usa a tecnologia Free Choice da Magneti Marelli. Trata-se de uma caixa de câmbio tradicional na qual o comando manual foi substituído por um conjunto controlado por uma central eletrônica. É ela quem comanda a troca das marchas automaticamente, além de atuar na embreagem (sem pedal) do mesmo modo. Para o motorista, o seu funcionamento é igual ao de um câmbio automático convencional com opção manual. Assim, dá-se a partida com o pé no freio e a alavanca de marchas na posição N (neutro).
O que você achou do Stilo 2008? CLIQUE AQUI e COMENTE!
Para colocar o carro em movimento, deve-se, com o pé ainda no freio, colocar a alavanca na posição central, entre mais (+) e menos (-). Isso basta para que a primeira marcha seja engatada automaticamente. Depois, é só pisar no acelerador para fazer o veículo ganhar velocidade. Caso o condutor queira alternar entre os modos automático e manual, ele deve deslocar a alavanca brevemente para a esquerda, na posição D / M. Isso pode ser feito com o automóvel parado ou em movimento. O display do quadro de instrumentos no painel indica quando ele está no automático, aparecendo a palavra AUTO abaixo do número da marcha engatada. Trocar as marchas no modo manual é muito simples, basta dar um toque na alavanca: para a frente reduz e para trás aumenta, ou pelas borboletas no volante, do lado direito (+) aumenta a marcha, enquanto a do lado esquerdo (-) reduz.
Versões | 1.8 Flex | 1.8 Flex Dualogic | 1.8 Flex Sporting | 1.8 Flex Sporting Dualogic | 2.4 20V Abarth |
Potência (cv) | 112 (g) / 114 (a) | 112 (g) / 114 (a) | 112 (g) / 114 (a) | 112 (g) / 114 (a) | 167 (g) |
Torque (kgfm) | 17,8 (g) / 18,5 (a) | 17,8 (g) / 18,5 (a) | 17,8 (g) / 18,5 (a) | 17,8 (g) / 18,5 (a) | 22,8 (g) |
Câmbio | Manual | Dualogic | Manual | Dualogic | Manual |
Preço (R$) | 51.270 | 53.760 | 59.440 | 61.930 | 90.200 |
Duelo no mercado
O Fiat Stilo foi o último hatch médio a receber mais de uma opção de câmbio. A versão 1.8 Flex Dualogic, que tem preço sugerido de R$ 53.760, deve concorrer principalmente com o líder de mercado do segmento, o Chevrolet Astra Advantage 2.0 Flex, que, na versão automática, custa R$ 52.876. Porém, o modelo "da gravatinha" possui transmissão automática convencional, de apenas quatro marchas.
Já o Stilo Sporting Dualogic, que pode ser encontrado por R$ 61.930, enfrenta um número maior de adversários. Entre os que possuem câmbio com opções de trocas automática e manual sequencial, destaque para Volkswagen Golf 2.0 a gasolina (R$ 59.990) e Peugeot 307 Feline (R$ 67.650). Entre os veículos com transmissão automática convencional, a Chevrolet tem no seu time Astra Elegance (R$ 61.401) e o Vectra GT (R$ 66.590), ambos 2.0 Flexpower. Já a Ford e Nissan atacam, respectivamente, com Focus 2.0 GLX a gasolina (R$ 57.665) ) e Tiida 1.8 (R$ 56.130).
Versões e equipamentos
O Fiat Stilo 1.8 Flex sai de fábrica com ar-condicionado, computador de bordo, sistema de direção elétrica Dual Drive (com modo City), My Car Fiat, CD player com MP3, piloto automático, rodas em liga 16", Super Lock, espelhos retrovisores elétricos com luzes de direção incorporadas, vidros dianteiros elétricos com anti-esmagamento, travas elétricas nas portas, faróis de neblina, volante com regulagem de altura e profundidade, revestimento interno em veludo, banco traseiro bipartido, banco do motorista com regulagem de altura e duplo porta-luvas (sendo o superior refrigerado). Entre os opcionais, destaque para ar-condicionado automático Dualtemp, HSD (High Safety Drive, com air bag duplo e freios com ABS), MP3 Connect com Bluetooth integrado e entradas USB (conexão para MP3 player) e iPod no porta-luvas, teto solar elétrico Sky Window, vidros elétricos traseiros, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento, espelho retrovisor interno eletrocrômico, NGI (Next Generation Interior, que inclui itens como banco traseiro bipartido com regulagem longitudinal, reclináveis e rebatíveis; mesa tipo avião no encosto do banco dianteiro do passageiro; e banco do motorista com regulagem lombar) e acabamento interno em couro. Além dos itens já presentes no 1.8 Flex, a versão 1.8 Flex Dualogic traz também o novo câmbio. Como opcionais, soma à lista o volante revestido em couro com borboletas para comando do câmbio e controles do sistema de som.
Já o Stilo 1.8 Flex Sporting vem com todos os equipamentos de série do 1.8 Flex, mais ar-condicionado automático Dualtemp, rodas em liga 17", rádio CD player MP3 Connect com Bluetooth e entradas USB e iPod, teto solar elétrico Sky Window, vidros verdes escurecidos Vênus 55, acabamento esportivo, como apóia-pé e pedaleiras exclusivas, protetores das soleiras das portas, tapetes com escrita Sporting, faróis com máscara negra, spoiler na tampa traseira e tecido exclusivo. O cliente ainda pode equipá-lo com airbag duplo e freios com ABS (HSD), sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento, espelho retrovisor interno eletrocrômico, side bags + window bags, side bags traseiros, vidros elétricos traseiros, NGI (Next Generation Interior) e diferentes opções de acabamento interno. Já o Stilo Sporting Dualogic incorpora a nova transmissão, além dos equipamentos de série já presentes na versão Sporting. E traz como opcional o volante revestido em couro com borboletas para comando do câmbio e do sistema de som.
A versão Abarth, a mais potente da família, traz de série os itens da Sporting mais airbag duplo, freios com ABS, ESP, freios traseiros a disco, NGI (Next Generation Interior), sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento, espelho retrovisor interno eletrocrômico, spoiler na tampa traseira, vidros elétricos traseiros e anteparo para motor e câmbio. O novo Stilo vem com garantia geral de um ano, sem limite de quilometragem, e de cinco anos para a carroceria. Durante a vigência da garantia geral, o dono de um Stilo tem direito a assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque, socorro mecânico e veículo reserva em qualquer local do Brasil. Atualmente, a Fiat possui mais de 500 pontos de atendimento na marca espalhados pelo Brasil.