Pela primeira vez, desde que foi lançada a família Palio, na década de 90, o sedã Siena terá a frente diferente da do hatch compacto. A diferença vem confirmar que as modificações de estilo feitas na quarta geração do Palio não tiveram o efeito esperado. Para resolver o problema, a Fiat uniu as forças dos seus centros de estilo, na Itália e no Brasil, que conseguiram solução que, ao que parece, vai agradar. O sedã ganha ainda motores 1.0 e 1.4 mais potentes e econômicos. O novo Siena será vendido nas versões ELX 1.0 flex, ELX 1.4 flex, ELX 1.4 Tetrafuel e HLX 1.8 flex.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO NOVO SIENA!
VEJA COMO FOI O LANÇAMENTO DO SIENA 2008!
O novo Siena tem a frente com linhas mais harmônicas. A grade dianteira ganhou moldura cromada mais larga e um número maior de filetes horizontais, formando o desenho de uma boca grande com a parte inferior do pára-choque. Os faróis de neblina embutidos no pára-choque ganharam estrutura cromada. Mas a principal diferença em relação ao Palio são os faróis, que, além de dupla parábola, ganharam desenho mais interessante, com detalhe abaulado invadindo o pára-choque. O capô tem vincos largos, que conferem mais robustez.
As laterais têm caixas de rodas mais salientes e frisos cromados, acompanhando o visual da dianteira. O modelo ganhou ainda novas opções de calotas e rodas de liga-leve. A traseira também ficou bem diferente, em relação à atual geração do Siena. As lanternas são mais horizontais e estreitas e invadem as laterais e a tampa do porta-malas, que ganhou friso cromado. O modelo traz ainda o novo logotipo da Fiat, na frente e na traseira.
O interior do sedã compacto também apresenta novidades. As versões ELX têm novo quadro de instrumentos de fundo preto, com o velocímetro centralizado, conta-giros à esquerda e marcador gradual da temperatura da água à direita. Já a versão HLX tem quadro de instrumentos mais completo, com display digital com informações do computador de bordo, temperatura externa e mensagens de advertência. O Siena traz novos porta-objetos, como um copinho móvel e um porta-óculos. O espaço interno é o mesmo da versão atual do Siena, mas o ponto positivo é que o banco traseiro agora tem três apoios de cabeça reguláveis em altura.
Mais potência
O modelo ganha o motor 1.4 Fire flex, o mesmo que equipa o Punto, e o 1.0 Fire Flex, que evoluíram, ganhando mais potência e torque. Com potências de 73 cv (gasolina) e 75 cv (álcool), o motor 1.0 fica também mais econômico. De acordo com a Fiat, as modificações no propulsor resultaram em economia de combustível de 9%. Já o motor 1.4 tem potências de 85 cv (g) e 86 cv (a), com cerca de 3% de economia de combustível. Para conseguir tais resultados, a Fiat aumentou a taxa de compressão, usou novos coletores de aspiração e admissão, novos pistãos e novas válvulas. O motor Tetrafuel e o 1.8 são os mesmos.
A versão 1.0 ELX tem, entre os itens de série, o My Car Fiat, computador de bordo, alerta de limite de velocidade, bancos dianteiros com regulagem milimétrica do encosto, comandos internos de abertura do porta-malas e do reservatório de combustível, Follow me home, Fiat Code, faróis de neblina e brake-light. Entre os opcionais das versões ELX, vale citar rádio CD Player MP3, viva-voz Bluetooth, entradas USB, airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, ar-condicionado e sensor de estacionamento. A garantia é de um ano sem limite de quilometragem.
A versão ELX 1.0 continua sendo vendida pelo mesmo preço, R$ 33.660. Já a ELX 1.4 teve um aumento de 1%, passando para R$ 36.600. Na ELX 1.4 Tetrafuel o aumento foi de 3% (R$ 44.960) e na HLX 1.8, de 6% (R$ 44.850).
Siena 2007 X Siena 2008
Fiat Siena | 2007 | 2008 |
Motor | 1.0 8V flex | 1.0 8V flex |
Potência (cv) | 65 (g) e 66 (a) | 73 (g) e 75 (a) |
Torque (mgkf) | 9,1 (g e a) | 9,5 (g) e 9,9 (a) |
Fiat Siena | 2007 | 2008 |
Motor | 1.4 8V flex | 1.4 8V flex |
Potência | 80 (g) e 81 (a) | 85 (g) e 86 (a) |
Torque (mgkf) | 12,2 (g) e 12,4 (a) | 12,4 (g) e 12,5 (a) |
Peso (kg) | 1.076 | 1.076 |