A fórmula da liderança da Fiat Strada está ligada intimamente à oferta de versões. E a marca não perde tempo. Além das configurações de cabine simples, estendida e dupla, dois motores e inúmeros níveis de acabamento, a picape compacta também irá receber uma versão esportiva, denominada Sporting. A novidade já havia sido antecipada no Portal Vrum em agosto, graças ao flagrante do Estado de Minas.
O modelo se destaca pelo visual esportivo, com spoiler dianteiro e saias laterais, rodas de liga leve aro 16, faróis com máscara negra entre outros. Os retrovisores e a moldura dos faróis de neblina ostentam um tom prateado. Internamente a versão tem cintos de segurança na cor vermelha, volante em couro com costura pespontada no mesmo tom e pedaleiras esportivas.
Tal como as versões Sporting do Punto e do Stilo, não há novidades sob o capô. Permanece o 1.8 Flex capaz de debitar 112/114 cv a 5.500 rpm e 17,8/18,5 kgfm de torque a 2.800 rpm, respectivamente com gasolina e com álcool. Se os números não sofreram alteração, o comportamento dinâmico da Strada deve ser beneficiado pela suspensão retrabalhada, mais baixa e com ajuste enrijecido.
É uma receita mais convencional do que a versão conceito exibida no Salão de São Paulo de 2008, equipada com o mesmo motor 1.8, mas com turbocompressor. Tudo para extrair 300 cv do bloco.
Veja aqui o flagrante da Strada Sporting!.