UAI

Fiat revela o novo Dobló europeu

Enquanto o modelo brasileiro recebe reestilização, na Europa a multivan ganhou uma nova geração

Publicidade
Foto:

Permanecem as lanternas verticalizadas, mas com desenho mais arredondado

Enquanto o Fiat Dobló brasileiro passa por uma ligeira reestilização, essa mesma versão remodelada dá lugar a uma segunda geração do multivan na Europa. O modelo, com versões para passageiros – com cinco ou sete lugares – e furgão, ganhou um estilo menos polêmico que o original de 2001, repaginado no Velho Continente em 2005. Com faróis de dupla parábola alongados, grade estilo “bocão”, arcos das rodas pronunciados e base ascendente dos vidros, a multivan assumiu a sua porção de veículo de lazer. Permanecem as lanternas verticalizadas na traseira, porém com recorte mais arredondado, que forma junto ao vidro traseiro de maiores dimensões um conjunto mais atraente e menos utilitário.

Veja o flagra do Fiat Dobló brasileiro remodelado!.

Além do estilo renovado, o Dobló chega com uma plataforma nova mais algongada, com entre-eixos de 2,75 metros – contra 2,58 m do anterior – e espaço para 790 litros no porta-malas. A gama de motores será composta por quatro opções, uma a gasolina com 96 cv e três a diesel, que geram potências entre 91 cv e 136 cv. Ainda será lançada uma opção bicombustível, alimentada com gasolina ou gás metano, além de opção de câmbio automatizado Dualogic para uma versão a diesel. Na busca de um menor consumo todos os Dobló virão equipados com sistema “Start & Stop”, que desliga o motor momentaneamente em paradas e o recoloca em funcionamento ao se acelerar.

Veja mais fotos do novo Fiat Dobló europeu!

Para atender as cada vez mais rígidas exigências de segurança europeias o modelo vem de série com freios ABS com EBD – distribuidor eletrônico da força de frenagem – e controle eletrônico de estabilidade. O dispositivo Hill-Holder, que segura o veículo em rampas para facilitar as arrancadas em subidas, também está presente. A segurança passiva não foi esquecida, e o Dobló oferece de série duplo airbag frontal e airbags laterais de grandes dimensões, capazes de proteger tanto o tórax quanto a cabeça.



O conforto é garantido pela lista de equipamentos, que inclui ar condicionado automático com saída para os bancos traseiros, controle de cruzeiro, sensores de estacionamento, sistema Blue & Me de conectividade e viva-voz integrado ao navegador GPS.

A configuração Cargo oferece um espaço de 3,4 a 4,4 metros cúbicos e capacidade entre 750 kg e 1 tonelada. Equipado com o motor 1.3 Multijet turbodiesel, o carro é capaz de percorrer até 20,8 km/l, com autonomia de 1.250 km. São sete as opções de carroceria: com entre-eixos curto e longo, teto alto, versão curta e longa para cinco passageiros e carga, além de uma configuração inédita que permite a colocação de implementos como câmaras frigoríficas e caçamba.

Comente o lançamento da nova geração do Dobló enquanto o antigo é reestilizado no Brasil



Cabe ao novo Dobló dar continuidade ao sucesso da primeira geração, que vendeu cerca de 1 milhão de unidades. O lançamento comercial da multivan será na segunda metade de janeiro de 2010. Em 2012 a Chrysler, atualmente controlada pela Fiat, irá lançar uma multivan pela recém criada marca Ram de utilitários e comerciais. A Chrysler já adiantou em seu plano de negócios que o modelo será fornecido pela marca italiana.

Leia mais sobre os planos de negócios da Chrysler!.