UAI

Fiat Punto é lançado na Argentina

Hatch esportivo, comercializado na Europa, chega ao Brasil ainda este mês

Publicidade
Foto:

Punto chega para competir no concorrido mercado brasileiro

Agora é oficial. Em evento realizado nesta quinta-feira, em Buenos Aires, capital da Argentina, a Fiat lançou o sporthatch Punto. O modelo é mais uma aposta da montadora italiana para o concorrido mercado de hatches esportivos.

Os brasileiros não vão precisar esperar muito tempo para conhecer o lançamento. O novo modelo, já comercializado na Europa, chega ao Brasil a partir da segunda quinzena do mês. O Punto terá duas opções de motor flex - 1.4 e 1.8 -, e quatro versões de acabamento – 1.4 básica, 1.4 ELX, 1.8 HLX e Sporting, o topo de linha.

Características
O motor 1.4 tem 85 cavalos (abastecido somente com gasolina) e 86 cv (só álcool), com 5.750 rotações por minuto. A velocidade máxima chega a 162 km/h (gasolina) e 163 km/h (álcool) A 3.500 rpm, o torque máximo é de 12,4 kgm (gasolina) ou 12,5 kgm (álcool).

Segundo informações da Fiat, 12,9 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (álccol) são as médias de consumo do Punto 1.4 na cidade. Na estrada, o números mudam: 16,8 km/l (gasolina.) e 12,4 km/l (álcool).

Já o 1.8 gera uma potência de 115 cv, utilizando álcool, e 113 a gasolina, com 5.500 rpm. O torque máximo é de 18 kgm (gasolina) e 18,5 (álccol). Nos dois casos, a 2.800 rpm. A velocidade máxima alcançada é de 181 km/h (gasolina) e 183 km/h (álcool).

Com motor 1.8 (E), Punto pode chegar a mais de 180 km/h. O painel tem tonalidade mais escura

O Fiat Punto 1.8 consegue rodar 12,1 km na cidade com um litro de gasolina e 8,3 km, caso seja abastecido com álcool. O consumo melhora na estrada: são 16,2 km (gasolina) e 11,2 km (álcool).

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS!


Acabamento
Todas as alternativas de acabamento possuem em comum alguns equipamentos de série, como computador de bordo, vidros dianteiros e trava elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, desembaçador e limpador do vidro traseiro, entre outros itens. Já os acessórios variam de acordo com a versão.

Logomarca
Além do Punto, a Fiat está lançando a sua nova logomarca. O símbolo foi desenvolvido pela empresa Robilant Associati, em conjunto como Centro de Estilo da Fiat, na Itália, e faz alusão ao escudo que a montadora usava nos seus carros entre 1931 e 1968.

As novidades são o nome da Fiat na cor branco e um fundo vermelho. Ambos estão envolvidos por uma borda, que também é branca A montadora projetou a mesma logomarca, porém o visual é um pouco diferente, com as letras e borda metálicas.

Concorrência acirrada
Com a chegada do Fiat Punto, o mercado vai ganhar mais uma opção de hatch esportivo. Quem agradece são os consumidores. Os modelos 1.4 do Punto vão disputar a preferência dos brasileiros com o Citroën C3 e o Polo, da Volkswagen. Já as versões 1.8 terão dois concorrentes conhecidos, o Golf, também da Volks, e o Chevrolet Astra.

Preço e produção
A Fiat ainda não confirma, mas especula-se que os preços sugeridos do Punto, na versão básica até a top de linha, sejam entre R$ 37 e R$ 51 mil. Inicialmente, a montadora espera produzir, na sua fábrica, em Betim, quatro mil unidades por mês. Do total, três mil serão destinados ao mercado nacional e o restante à exportação para América Latina, com exceção do Chile, México e República Dominicana.