UAI

Fiat Palio - Engatando uma quarta

Para ficar mais jovem, compacto passa por outra reestilização, mais profunda que as três últimas, além de oferecer nova versão, cores e equipamentos

Publicidade
Foto:

Dianteira tem novo design. Os faróis tem parábola única

A Fiat não esperou o ciclo normal de cinco anos para fazer mais uma mudança no seu compacto, que passa pela quarta reestilização. As mudanças eram esperadas para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano passado, mas, por uma estratégia mercadológica (as vendas da atual geração do Palio estão muito aquecidas), ficaram para este ano, e o novo Palio já pode ser visto nas revendas da marca. O modelo passou por mudanças no estilo (frente, perfil e traseira) e ganhou nova versão, cores e equipamentos.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O NOVO PALIO "EM MOVIMENTO"! - Alta

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O NOVO PALIO "EM MOVIMENTO"! - Baixa

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO NOVO PALIO!


A nova frente adota uma filosofia de design que vem contagiando várias marcas (como a Volkswagen, por exemplo) e inclui vincos que começam no capô, passam pela grade frontal, atravessam o pára-choque e chegam até à tomada de ar inferior. A grade agora tem barras escuras transversais, no lugar dos furinhos da atual geração, e continua com molduras cromadas nas versões ELX 1.4 e 1.8R. A tomada de ar também conta com as mesmas barras. Os faróis ficaram mais espichados, com novo recorte nos pára-lamas e agora têm parábola simples, em vez de dupla. A Fiat garante que, para compensar a perda de luminosidade, os engenheiros se concentraram em melhorar o foco. Na versão 1.8R, eles têm moldura e canhões negros. Os faróis de neblina agora são de série em todas as versões.

Lateral

Lanternas estão com novo desenho e placa saiu da tampa do porta-malas para o pára-choque. As laterais ficaram lisas e ganharam vincos expressivos. O painel é o mesmo, mas o quadro de instrumentos foi alterado


De perfil, o Palio também mudou, incorporando vincos acima das maçanetas e no centro das portas; novos pára-lamas, mais realçados; minissaias com novos desenhos; e novos frisos no teto e maçanetas, pintados na cor da carroceria. A versão 1.8R ganhou novas rodas de liga de 15 polegadas, novos adesivos, retrovisores externos, protetores nas soleiras das portas e colunas centrais pintadas de cinza (Kiron). Mas a principal novidade dessa versão esportiva é a opção da carroceria de duas portas, que teve as janelas traseiras redesenhadas. O novo Palio tem rodas e pneus maiores: a versão ELX 1.0 tem pneus 175/65 R14; a ELX 1.4, 185/60 R14; e a 1.8R, 185/60 R15.

A traseira também é quase toda nova e ficou mais arredondada e alta. A tampa tem novos recortes, novos vincos e continua sem puxador externo. As lanternas agora são translúcidas, estão mais horizontalizadas e, seguindo a tendência de estilo atual, ganharam elementos circulares. Os pára-choques também foram redesenhados e passaram a abrigar novamente a placa de identificação. O brake-light agora é de série em todas as versões. A versão 1.8R tem lanternas fumê, aerofólio de teto cinza e adesivos na base da tampa traseira.

Interior

Por dentro, as mudanças já não foram tão significativas. O painel é o mesmo, mas o quadro de instrumentos foi alterado. Na versão ELX, o velocímetro fica na posição central, com conta-giros à esquerda e marcador de temperatura do motor à direita, junto ao de combustível, que agora é digital. No 1.8R o quadro é mais parecido com o atual e os cintos continuam vermelhos. Bancos e portas também ganharam novas forrações, volante agora tem regulagem de altura e porta-malas conta com redes e porta-objetos. Mas a principal novidade é o terceiro apoio de cabeça no banco traseiro.

Entre os opcionais, a novidade fica por conta do "Kit Attractive", que substitui o "Kit 30 anos". Custando R$ 2.500, ele é composto por direção hidráulica, trava e vidros elétricos e rodas de liva leve (R14). A nova linha Palio ficou assim: ELX 1.0 2p; ELX 1.0 4p; ELX 1.4 4p; 1.8R 2p; e 1.8R 4p. A Fiat continua vendendo o Palio Fire com a carroceria da geração anterior.

Novo Palio
Versão Motor Potência Preço (R$)
ELX 1.0 2P 1.0 Flex 65 (G) / 66 (A) 28.700
ELX 1.0 4P 1.0 Flex 65 (G) / 66 (A) 30.260
ELX 1.4 4P 1.4 Flex 80 (G) / 81 (A) 31.980
1.8 R 2P 1.8 Flex 113 (G) / 115 (A) 40.300
1.8 R 4P 1.8 Flex 113 (G) / 115 (A) 41.850