UAI

FIAT IDEA - Quebrando sem lógica

Donos do monovolume Idea Adventure reclamam de falha na troca de marchas do câmbio automatizado. Fiat afirma que problemas são diferentes, mas se refletem na transmissão

Publicidade
Foto:

 

Na compra do segundo Fiat Idea Adventure zero-quilômetro, Wilson Júlio da Costa optou pela versão com o câmbio Dualogic. Bastaram cerca de 8 mil quilômetros, porém, para que o encanto que o engenheiro de Guarulhos (SP) tinha com a transmissão automatizada do modelo, ano 2010, terminasse. “Em pleno trânsito, o sistema parou de trocar as marchas. A solução foi rebocar o carro para a concessionária, na qual o Idea permaneceu por quatro dias. No quarto dia liberaram o carro, dizendo que a falha era no chicote da injeção eletrônica e que eu poderia ficar rodando com o carro até a chegada da peça para a troca”, relata Costa.

A peça chegou, foi trocada, mas durante uma viagem de 1.200 quilômetros o Dualogic voltou a apresentar falhas de funcionamento. “Uma mensagem no computador de bordo apontava avaria no câmbio. Ora perdia a marcha, ora engatava novamente, até ficar totalmente imobilizado durante cerca de 40 minutos. Depois de muita insistência, o Dualogic voltou a funcionar e levei o carro diretamente para a autorizada”. No mesmo dia da pane numa rodovia, em setembro do ano passado, Costa entrou em contato com a Central de Relacionamento da Fiat, mas ainda não obteve uma resposta sobre a reclamação.

Atualmente, o Idea do engenheiro está com 20 mil quilômetros rodados e o problema no Dualogic voltou à tona. “Acabou o prazo de garantia e, por duas vezes, no trânsito caótico de São Paulo, fiquei sem sincronismo no câmbio, principalmente quando o motor está muito aquecido”, lamenta o engenheiro.

ÓLEO NA PISTA Problema igual ao de Costa foi vivenciado por Eduardo Pinheiro Mendes, de Sorocaba (SP). Também dono do segundo Fiat Idea, um modelo Adventure 2010, o bancário foi surpreendido pela quebra do câmbio Dualogic quando dirigia à noite. “Além da avaria de câmbio apontada pelo computador de bordo, vazou muito óleo. Liguei para a assistência 24 horas da Fiat e rebocaram o carro para a concessionária Safe. Trocaram toda a transmissão, sem custo, e até o momento não ocorreu mais o defeito”, resume.

CONTRADIÇÃO A Fiat afirma que as falhas no Dualogic dos Idea Adventure de Wilson e Eduardo não têm ligação. De acordo com o fabricante, as ocorrências foram diferentes, embora tenham refletido de uma mesma forma na troca de marchas. “Em situações de emergência, o Dualogic pode entrar em ponto morto, engatar a segunda marcha ou parar de funcionar por alguns minutos. EsSa última condição ocorre quando há superaquecimento de embreagem. Seja qual for o problema, sempre vai aparecer a mensagem avaria do câmbio no computador de bordo”, reconhece o assessor técnico da Fiat Ricardo Dilser.

Ele confirma que a origem da pane no carro de Wilson foi o chicote do motor. “Com isso houve falha de sinal e a mensagem de avaria surgiu no painel. Isso não tem nada a ver com o Dualogic”, reforça Dilser.

No caso de Eduardo, o assessor técnico explica que houve queda de pressão hidráulica. “A origem da falha estava na bomba hidráulica que pressuriza o sistema. No Dualogic, o sistema hidráulico entra em ação logo que se abre a porta do carro. Ele interpreta que o motorista irá dar partida no motor. Em ambos os casos, o Dualogic só foi o fim do problema”, conclui.