Na compra do segundo Fiat Idea Adventure zero-quilômetro, Wilson Júlio da Costa optou pela versão com o câmbio Dualogic. Bastaram cerca de 8 mil quilômetros, porém, para que o encanto que o engenheiro de Guarulhos (SP) tinha com a transmissão automatizada do modelo, ano 2010, terminasse. “Em pleno trânsito, o sistema parou de trocar as marchas. A solução foi rebocar o carro para a concessionária, na qual o Idea permaneceu por quatro dias. No quarto dia liberaram o carro, dizendo que a falha era no chicote da injeção eletrônica e que eu poderia ficar rodando com o carro até a chegada da peça para a troca”, relata Costa.
A peça chegou, foi trocada, mas durante uma viagem de 1.200 quilômetros o Dualogic voltou a apresentar falhas de funcionamento. “Uma mensagem no computador de bordo apontava avaria no câmbio. Ora perdia a marcha, ora engatava novamente, até ficar totalmente imobilizado durante cerca de 40 minutos. Depois de muita insistência, o Dualogic voltou a funcionar e levei o carro diretamente para a autorizada”. No mesmo dia da pane numa rodovia, em setembro do ano passado, Costa entrou em contato com a Central de Relacionamento da Fiat, mas ainda não obteve uma resposta sobre a reclamação.
Atualmente, o Idea do engenheiro está com 20 mil quilômetros rodados e o problema no Dualogic voltou à tona. “Acabou o prazo de garantia e, por duas vezes, no trânsito caótico de São Paulo, fiquei sem sincronismo no câmbio, principalmente quando o motor está muito aquecido”, lamenta o engenheiro.
ÓLEO NA PISTA Problema igual ao de Costa foi vivenciado por Eduardo Pinheiro Mendes, de Sorocaba (SP). Também dono do segundo Fiat Idea, um modelo Adventure 2010, o bancário foi surpreendido pela quebra do câmbio Dualogic quando dirigia à noite. “Além da avaria de câmbio apontada pelo computador de bordo, vazou muito óleo. Liguei para a assistência 24 horas da Fiat e rebocaram o carro para a concessionária Safe. Trocaram toda a transmissão, sem custo, e até o momento não ocorreu mais o defeito”, resume.
CONTRADIÇÃO A Fiat afirma que as falhas no Dualogic dos Idea Adventure de Wilson e Eduardo não têm ligação. De acordo com o fabricante, as ocorrências foram diferentes, embora tenham refletido de uma mesma forma na troca de marchas. “Em situações de emergência, o Dualogic pode entrar em ponto morto, engatar a segunda marcha ou parar de funcionar por alguns minutos. EsSa última condição ocorre quando há superaquecimento de embreagem. Seja qual for o problema, sempre vai aparecer a mensagem avaria do câmbio no computador de bordo”, reconhece o assessor técnico da Fiat Ricardo Dilser.
Ele confirma que a origem da pane no carro de Wilson foi o chicote do motor. “Com isso houve falha de sinal e a mensagem de avaria surgiu no painel. Isso não tem nada a ver com o Dualogic”, reforça Dilser.
No caso de Eduardo, o assessor técnico explica que houve queda de pressão hidráulica. “A origem da falha estava na bomba hidráulica que pressuriza o sistema. No Dualogic, o sistema hidráulico entra em ação logo que se abre a porta do carro. Ele interpreta que o motorista irá dar partida no motor. Em ambos os casos, o Dualogic só foi o fim do problema”, conclui.