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Fiat Argo 2022 perde potência em dois motores, mas melhora no consumo

Motores 1.0 e 1.3 aspirados tiveram que ser adequados às novas normas de emissões, perdendo cerca de 2cv e 0,5kgfm de torque, com pequeno ganho no consumo

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Fiat Argo 2022 perde potência em dois motores, mas melhora no consumo
Fiat Argo 2022 perde potência em dois motores, mas melhora no consumo Foto: Fiat Argo 2022 perde potência em dois motores, mas melhora no consumo

Fiat Argo Drive 1.0: mudanças para se adequar às normas do Proconve L7

 

Sem fazer alarde, a Fiat modificou a ficha técnica dos motores que equipam a linha 2022 do Argo. É que para que fossem adequados às novas normas de emissões do Proconve L7, os propulsores 1.0 Firefly e 1.3 Firefly, ambos aspirados, tiveram que passar por modificações, que resultaram na perda de potência e torque. Mas, por outro lado, houve uma discreta melhora no consumo de combustível.


Já era sabido que as mudanças que foram feitas no motor 1.3 do Pulse e da picape Strada seriam aplicadas nos demais modelos da linha equipados com o mesmo. Mas as modificações foram estendidas também ao 1.0 Firefly, que passa a apresentar novos números de potência e torque.


O motor 1.0 Firefly agora tem potências máximas de 71cv com gasolina e 75cv com etanol

Disponível nas versões Argo 1.0 e Argo Drive 1.0, ambas com câmbio manual de cinco marchas, o propulsor que desenvolvia 72cv com gasolina, caiu para 71cv, enquanto o torque foi de 10,4kgfm para 10kgfm, com o mesmo combustível. Com etanol o prejuízo foi um pouco maior, pois a potência caiu de 77cv a 6.250rpm para 75cv a 6.000rpm. O torque com esse combustível foi de 10,9kgfm para 10,7kgfm a 3.250rpm.


Fiat Argo Drive 1.3 com câmbio manual de cinco marchas

O Argo 1.0 atinge velocidade máxima de 157km/h (gasolina) e 162km/h (etanol), acelerando até 100km/h em 14,9 s (g) e 13,9 s (e). Em relação ao consumo, a Fiat declara que na cidade o hatch registra13,6km/l (g) e 9,6km/l (e). Já na estrada são 15,1km/l (g) e 10,6km/l (e). Já o Argo Drive 1.0 tem os mesmos números de velocidade máxima, mas a aceleração até 100km/h é feita em 15,1 s (g) e 14,4 s (e). Para essa versão, o consumo na cidade é de 14,1km/l (g) e 9,8km/l (e), enquanto na estrada são 15,8km/l (g) e 11,0km/l (e). A melhora no consumo foi bem pequena.

O motor 1.3 Firefly agora tem potências de 98cv (g) e 109cv (e)

As versões equipadas com o motor 1.3 Firefly (Drive 1.3 e Trekking 1.3) também tiveram alterações nos números. Com gasolina, o propulsor gerava 101cv e 13,7kgfm de torque a 3.500rpm. Agora são 98cv a 6.000rpm e 13,2kgfm a 4.250rpm. Com etanol, eram 109cv e 14,2kgfm de torque, também a 3.500rpm. Agora são 107cv a 6.250rpm e 13,7kgfm de torque a 4.000rpm.
Com esse propulsor o Argo atinge as velocidades máximas de 180km/h (g) e 184km/h (e), acelerando até 100km/h em 11,8 s (g) e 11,0 s (e). Os números de consumo na cidade são 13,1km/l (g) e 9,1km/l (e). Na estrada, 15km/l (g) e 10,5km/l (e).

Fiat Argo Trekking 1.3: versão aventureira do hatch