Uma marca de tradição como a Ferrari não poderia deixar passar em branco data tão importante como seu aniversário de 60 anos. E não deixou. O fabricante italiano reuniu centenas de aficionados e algumas personalidades do setor automobilístico em Fiorano, onde diferentes modelos da marca ficaram expostos, revelando a evolução dos bólidos de Maranello. Quem foi ao evento viu de perto os pilotos Kimi Raikkonen e Felipe Massa desfilando em uma Ferrari 125, de 1947. Mas o ponto alto da festa foi a apresentação do cupê 612 Scaglietti Sessanta, edição especial comemorativa aos 60 anos da marca.
Foram produzidas apenas 60 unidades do modelo, cada uma com personalização exclusiva. O carro é basicamente o 612 Scaglietti apresentado, em março, no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, mas com interessante pacote de equipamentos. Os candidatos a proprietário de um desses exclusivos cupês poderão escolher entre as cores cinza escuro e vermelho perolizado, ambas com faixas laterais em preto. O chassi e alguns componentes mecânicos, como as pinças do sistema de freios, são pintadas de preto.
O pacote esportivo que privilegia a edição especial Sessanta tem teto solar panorâmico eletrocrômico, que escurece conforme a incidência dos raios solares, e rodas de liga leve de 19 polegadas, com desenho em forma de estrela.
O interior do cupê chama a atenção pela sofisticação do acabamento. O cliente pode optar entre o revestimento em couro marrom, com detalhes em cinza escuro, ou cinza escuro, com detalhes em vermelho. O volante tem diferentes regulagens e botão de ignição do tipo start/stop. Motorista e passageiros têm ainda à disposição porta-objetos, porta-mapas, um eficiente equipamento de som da marca Bose e monitor de navegação com sintonizador de TV. O painel ganhou instrumentos com novo grafismo e junto à alavanca de câmbio há uma placa comemorativa do 60º aniversário.
Para facilitar o trabalho do motorista em manobras de estacionamento, o modelo tem uma câmera traseira. O motor é o mesmo do 612 Scaglietti convencional: V12 de 5.7 litros, que gera 540 cv de potência máxima. Para completar, transmissão F1, com possibilidade de trocas de marchas por meio de aletas atrás do volante. É só acelerar e curtir.