UAI

Ferrari lança modelo em única unidade que muda de forma de acordo com o uso

O veículo, chamado KC23, foi encomendado por um cliente secreto considerado "um importante colecionador de carros da Ferrari"

Publicidade
Exterior tem desenho mais limpo e moderno que a 488 GT3 Evo
Exterior tem desenho mais limpo e moderno que a 488 GT3 Evo Foto: Exterior tem desenho mais limpo e moderno que a 488 GT3 Evo

Ser dono de uma Ferrari já é algo, por si só, bastante prazeroso para muitos. Agora, imagina ser dono de uma Ferrari que é única no mundo inteiro. Este foi o caso de um cliente misterioso da marca, o qual recebeu, por encomenda, uma (e a única) unidade da KC23, supercarro exclusivo inspirado na Ferrari 488 GT3 Evo e que muda de forma de acordo com o uso. 

O modelo é proibido de circular nas ruas, sendo voltado apenas para as pistas de corrida. O felizardo que o adquiriu não teve a identidade revelada pela Ferrari, que afirmou apenas que se trata de "um importante colecionador de carros da marca".

Como a nova Ferrari KC23 'muda de forma'?

A nova Ferrari KC23 foi planejada para que algumas de suas partes, em especial as entradas de ar laterais, permanecessem escondidas, se abrindo e aparecendo apenas quando necessário. Assim, o carro consegue literalmente alterar a sua forma, tendo a carroceria modificada quando o motor é ligado e o uso requer a "ativação" de alguma das partes escondidas.

Se as entradas de ar precisarem ser abertas com o veículo em movimento, por exemplo, elas serão. Caso contrário, ficarão fechadas, deixando a carroceria "mais limpa". O mesmo vale também para a asa traseira.

Dessa forma, o que acontece é que a nova Ferrari KC23 é capaz de se transformar nas pistas, potencializando a sua performance tanto em desempenho quanto em estética. Quando parado, o design se mantém mais liso, mas, quando o "show começa", ele acompanha a explosividade do motor em ação.

Para tanto, a motorização, apesar de ainda não ter sido revelada oficialmente, provavelmente será à altura das pistas de corrida. Com o motor da Ferrari 488 GT3 Evo, o V8 3.8 biturbo, a KC23 deve entregar números ainda maiores do que os da primeira, que oferece 600cv de potência e 71,4kgfm de torque.

Nova Ferrari KC23 vista da diagonal traseira. Modelo é baseado na Ferrari 488 GT3 Evo.
Carroceria tem partes que podem permanecer guardadas (não visíveis)

O design foi bastante modificado em relação à 488 GT3 Evo

No que diz respeito ao visual, a Ferrari se baseou na 488 GT3 Evo, mas criou um projeto bastante diferente, com linhas mais lisas e modernas.

A KC23 recebeu, além do novo sistema ativo de aerodinâmica capaz de mover partes da carroceria (que se fecham e abrem), pintura em dourado Mercury metálico e um acabamento em alumínio. A asa traseira, que também se move e pode ser escamoteada, é bastante avantajada.

A dianteira, por sua vez, é mais bicuda, tendo seus componentes mais afilados, como é o caso dos faróis com formato retilíneo e fino bem na ponta. Tais detalhes conferem um aspecto bastante futurista à nova Ferrari. As portas são do estilo asas de borboleta, se abrindo para cima.

O interior, por outro lado, é semelhante ao dos carros de corrida e quase idêntico ao da 488 GT3 Evo 2020.