De São Paulo - Parece jogada ensaiada: na 18ª Fenatran, maior feira de comerciais e pesados do Brasil, todos só falam na adoção de motores menos poluentes. Nem poderia ser diferente, já que o evento, que vai até dia 28, ocorre na véspera da adoção do padrão de emissões Proconve 7, equivalente ao Euro V, que entra em vigor a partir do início de 2012. Justamente por isso, as novidades se concentraram nos trens de força, acompanhadas de mudanças estéticas e de equipamentos. A mudança das regras de emissões muda as perspectivas do mercado, já que os aperfeiçoamentos vão encarecer os caminhões, o que levou muitos compradores a antecipar as compras, esvaziando as vendas previstas para 2012. Se em 2011 o mercado deve fechar perto das 180 mil unidades, no ano que vem não é previsto grande crescimento.
Ou seja, ninguém está disposto a fazer previsões, o que não significa que as torneiras estão fechadas. Os importadores correm para se instalar no país e escapar da instabilidade tributária, enquanto as nacionalizadas anunciam reforços. Em meio à confirmação de um investimento adicional de R$ 1 bilhão até 2015, a MAN estreou seus dois primeiros nacionais na feira, os extrapesados TGX 29.440 e 33.440. A marca alemã é dona da Volkswagen Caminhões, que apresentou linha 2012 com destaque para a evolução do Constellation 26.250, que foi promovido para 26.280. A MAN adiantou que está planejando uma nova geração de caminhões e motores.
Confira as fotos das modelos nos estandes da Fenatran 2011!
JUIZ DE FORA A Mercedes-Benz, que vai produzir em Juiz de Fora o pequeno Accelo e o extrapesado Actros, apresentou a linha de motores Bluetec5 e a família Atron, os antigos L repaginados com uma face mais robusta. A marca aproveitou também para exibir a nova linha 2012, com destaque para o renovado Sprinter, com peso bruto entre 3,5t e 5t, tecnologia BlueEfficiency e até controle eletrônico de estabilidade.
A puxada da economia de combustível não foi esquecida por ninguém. A Iveco lança a linha adaptada ao P7 como Ecoline. A principal novidade do fabricante do grupo Fiat é o Stralis Active Space, com cabine mais avantajada e requintada. Falando em cabine, todos os caminhões da marca terão o interior redesenhado a partir do ano que vem. O pequeno Iveco Daily desenhado por Giorgetto Giugiaro foi retocado com nova grade. A Fiat foi mais parcimoniosa e levou ao evento o protótipo do novo Uno furgão. A Ford trouxe as versões remotorizadas do Cargo, lançado em março passado, e reforçou que projeta um novo extrapesado global (inspirado no Cargo) a ser apresentado nos dois próximos anos.
HOLANDESA A holandesa DAF vai construir fábrica em Ponta Grossa (PR), com capacidade de produzir até 20 mil unidades/ano. Por lá vai fazer os modelos XF 105 e CF, com lançamento em julho de 2013. Além de chegar aos 80 concessionários no mesmo ano, a marca pretende construir dois centros de distribuição de peças: o primeiro em São Paulo e o segundo pode ser instalado em Minas Gerais ou no Rio de Janeiro.A norte-americana International exibiu o semipesado DuraStar de cabine bicuda e o extrapesado 9800i, ambos feitos em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. No estande também estava o mais moderno AeroStar, que mesmo sob a forma de conceito já adianta as linhas do modelo de produção, que será feito em 2013 em uma nova fábrica a ser instalada no Brasil - sem lugar definido. Afora o americano WorkStar, daqueles bicudos pau para toda obra. Ainda relativamente desconhecida, a International pertence ao grupo Navistar, que já investiu pelo menos R$ 1 bilhão no país nos últimos 10 anos e que planeja assumir a produção nacional integralmente, comprando a parte da empresa NC².
Veja mais fotos dos caminhões na Fenatran!
CHINESAS Os pesados também são a porta de entrada das chinesas Shacman, que planeja fábrica no Brasil, e da Sinotruck, que já comprou terreno em Campina Grande do Sul (PR) e fez a pré-estreia do pesado A7, com proposta mais luxuosa do que o Howo 380 já vendido por aqui. A marca adianta que o início da produção será em CKD, que envolve kits desmontados de peças a serem montados por aqui, mas adiantou que buscará a nacionalização superior a 60% em pouco tempo. Já a Foton investe nos caminhões leves e oferece ar-condicionado e freios ABS como argumentos de vendas. Os peso-pena devem ser construídos no Brasil a partir de 2015, o que deixa para depois o anúncio de local e volume de investimentos. A Effa é outra que traz novidades, incluindo o caminhão peso pena JMC e a nova linha de pequenos utilitários Mini Star, que deve ser produzido por aqui a partir do ano que vem na Zona Franca de Manaus. Ainda foram aventadas outras duas unidades de produção para carros de passeio do grupo (Effa M100 e Lifan 320).
A Scania mostrou sua nova linha global de motores entre 9 e 13 litros – contra até 12l de antes – o que aumentou o torque (em 9%) e a potência (5%) e reduziu o consumo (7%). A Agrale exibiu o pequeno 8700 e o médio 14000 em nova carroceria com linhas angulosas e cheias de recorte. A Hyundai é outra que investiu entre os leves com o caminhão HD78 com motor 3.0 turbodiesel da Fiat Powertrain. Além disso, o evento realizado no Anhembi reúne fornecedores, fabricantes de implementos rodoviários, pneus e miscelânea, que disputam a atenção do público, estimado em 55 mil visitantes.