O engenheiro aposentado e especialista em vinhos, Horácio Barros, partiu nesta terça-feira (27) de Belo Horizonte rumo à realização de um grande sonho. A bordo de um motorhome Iveco Daily 70C16 Massimo, e acompanhado por seus dois filhos Pedro e Natália, Horácio fará uma viagem de 30 meses visitando as principais vinícolas do mundo.
A rota do projeto, que ganhou o nome de “Wine World Adventure”, incluirá a visita a 170 regiões produtoras de vinho, localizadas em 24 países de quatro continentes, totalizando um percurso de mais 120 mil quilômetros. Toda a aventura custará US$ 350 mil, o equivalente hoje a R$ 560 mil. “Esse é um projeto inédito. Nunca ninguém propôs uma iniciativa dessa magnitude, com esse número de países”, afirma Horácio.
O trajeto terá início na América Sul, seguindo pela América do Norte, África, Oceania e terminando na Europa. Tudo isso combinando o transporte por avião e um Iveco Daily motorhome. O caminhão foi adaptado para oferecer condições parecidas às de uma casa. As distâncias mais longas, entre um continente e outro, serão feitas por avião enquanto o caminhão será transportado por navio. As regiões vinícolas incluem cidades do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, EUA, Canadá, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália, Inglaterra, Áustria, Itália, Espanha, Alemanha, França, Portugal, Suíça, Hungria, Romênia-Moldávia, Eslovênia, Tchecoslováquia, Bulgária e Grécia.
Ao final da viagem, que irá durar dois anos e meio, os aventureiros vão percorrer todas as cidades brasileiras que serão sedes da Copa do Mundo de futebol de 2014.
O veículo
O motorhome foi fabricado sobre um chassi Iveco Daily 70C16 Massimo, com entre-eixos de 4350 mm, versão luxo, com air bag, direção hidráulica e ar condicionado. A capacidade é para cinco pessoas, com 2 quartos, duas camas de solteiro instaladas na parte posterior do veículo e um quarto de casal sobre a cabine. Além disso, uma pequena cozinha, uma sala de estar e jantar expandida e um box de banho.
A aventura da família pode ser acompanhada pelo blog dos viajantes.