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Exigência de airbag duplo e freios ABS de série cresce em 2013

Airbags são exigidos em 100% dos novos projetos desde dia 1º de janeiro e em 60% dos modelos já à venda. Para os freios antitravamento, o percentual ainda é de 60% nas duas situações

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Foto:

O Nissan Versa sai de fábrica equipado com as duas bolsas infláveis dianteiras

 

Falta pouco para todo brasileiro que comprar carro zero-quilômetro ser brindado com um pouco mais de segurança. A partir de janeiro de 2014, 100% da frota de automóveis a ser comercializada no país já terá que ter, de série, airbag duplo e freios ABS. Enquanto isso, como a exigência (leia no Saiba mais) aumenta a cada ano, desde ontem, a oferta obrigatoriamente terá que dobrar em relação a 2012 (percentual exigido era de 30% da frota): os freios ABS passam a ser obrigatórios em 60% dos modelos frutos de novos projetos e também dos já existentes no mercado, enquanto o airbag duplo deve estar presente em 100% (ou seja, em todas as unidades) dos projetos novos e também em 60% dos modelos já em produção. É bom lembrar que a lei é válida somente para veículos zero quilômetro.

Veja como os automóveis das principais montadoras já se adequaram às novas exigências.

Fiat

Pioneira ao oferecer os dois itens no pacote High Safety Drive (HSD) pelo menos como opcional em toda a linha, exceto no Uno Mille, a marca já o disponibiliza como item de série no Novo Uno, Palio Weekend, Grand Siena, Punto, Idea, Bravo, 500, Freemont, Linea e Doblò.

Ford


O principal lançamento de 2012, o novo EcoSport, já tem ambos os equipamentos de série. Além disso, importante distorção foi corrigida com o fim dos catálogos de entrada do Focus hatch 1.6, que ainda não ofereciam freios ABS. Todos agora têm ABS e airbag duplo. Em compensação, deixou de existir a opção de freios ABS e airbag para o Fiesta Rocam 1.0, permanecendo apenas para as versões 1.6, inclusive com ótimo custo-benefício. Mais um indicativo de que o modelo deve durar pouco no mercado, assim como o Ka, que não tem ABS nem como opcional. A versão 1.6 do Ka já foi descontinuada e a 1.0 não deve emplacar 2013. Falta acrescentar os itens, como de série, no New Fiesta (hatch e Sedã), que existem, mas não em todas as versões.

GM


Já oferece para o Classic, mas não é de série em todas as versões. É de série nos lançamentos Onix, Sonic, Spin, Cruze (hatch e sedã) e Trailblazer, além da Captiva e demais importados.

VW


Acaba de incluir em todas as versões do Fox. No Polo já tinham sido acrescentados e, a partir dele, em todos os modelos mais caros. Nos Novos Gol e Voyage ainda não existe em todas as versões e no Gol geração, nem como opcional.

Renault


De série em todas as versões apenas no Symbol e Fluence. Nos demais, exceto no Clio, existe como opcional ou em versões mais equipadas.

Peugeot

Todos os automóveis, exceto os da linha 207, têm de série. O 207 hatch, o Passion e o 207 SW têm nas versões mais sofisticadas.

Citroën


De série em toda a linha, exceto no antigo C3, que não é mais produzido, mas restam unidades zero quilômetro à venda.

Nissan


Único automóvel que tem ambos de série é o Sentra. Recentemente, os freios ABS passaram a ser incluídos como opcional na versão topo de linha do March (antes não existiam nem como opcional), apesar de os airbags serem de série.

Honda

Os freios ABS ainda não são de série no Fit e no City.

Toyota


Freios ABS também não são de série no Etios hatch nem no Corolla.

A Fiat oferece em sua linha o pacote High Safety Drive, que inclui freios ABS

 

Saiba mais
as exigências

A obrigatoriedade dos airbags duplos frontais para veículos nacionais e importados foi determinada pela Resolução 311, de abril de 2009, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Por ela, os novos projetos de automóveis e veículos deles derivados, a partir de 2011, deveriam ter o equipamento em 10% da produção; em 2012, em 30%; e em 2013, 100%. Para os veículos já existentes, a exigência é de 8%, em 2010; 15%, em 2011; 30%, em 2012; 60%, em 2013; e 100%, em 2014.

No caso dos freios ABS, houve algumas alterações na lei, também de 2009, mas a Resolução 380, de abril de 2011, é a que está em vigor. Por ela, automóveis e caminhonetes com peso bruto total de até 3,5 mil quilos seguem o seguinte cronograma: 8% da frota, em 2010; 15%, em 2011; 30%, em 2012; 60%, em 2013; 100%, em 2014, independentemente de serem projetos novos ou veículos em circulação.
Todas as resoluções que regem o assunto (311, 312, 367, 380, 394 e 395) estão no site do Denatran: www.denatran.gov.br.