UAI

Exclusivo - Novo visual da perua

Flagramos o Fiat Palio Weekend 2009 na fábrica de Betim. Modelo terá versão Trekking na quarta geração e lanternas traseiras semelhantes às do Siena

Publicidade
Foto:

Molduras nas caixas de roda e grande preta identificam a Trekking

A quarta geração da Fiat Palio Weekend já é produzida em Betim. O caderno Veículos do jornal Estado de Minas e o Vrum flagraram algumas unidades com disfarces leves. Para recuperar o terreno perdido, principalmente depois da chegada da Volkswagen Spacefox e da Peugeot SW Escapade, o fabricante aumentou o catálogo de opções da perua. Além das versões ELX, HLX e Adventure vendidas atualmente, a Fiat criou a Trekking. Deve ser uma aventureira mais light que teria apenas molduras nas caixas de rodas, como o modelo vermelho fotografado pelo EM. A Palio Weekend 2009 será apresentada em junho.

Gostou da nova Palio Weekend? CLIQUE AQUI e COMENTE!

Mudanças
A perua terá a frente do Siena 2008, as laterais mais retas e vinco acima das maçanetas em toda a sua extensão. A janela do compartimento de bagagem passa a ter cortes mais retos e termina perto da porta traseira, não sendo toda emoldurada, como nas gerações anteriores. A alteração mais significativa está na traseira, com lanternas verticais, em vez das horizontais.

Nas versões ELX e HLX, a frente será a mesma do Siena, tendo a grade cromada. Na estreante Trekking, o pára-choque será todo pintando, porém com a grade e spoiler em preto, e molduras nas caixas de rodas. Já a Adventure terá molduras na cor cinza e corte reto, como na Peugeot Escapade. Do Idea Adventure, o modelo herdou o bagageiro do teto em forma de V, retrovisores com o pisca integrado, simulação de peito de aço na traseira e na dianteira pintados de prata, rodas aro 15 e o estribo prateado nas laterais. Chama a atenção a altura exagerada em relação ao solo. Talvez para enfrentar o Ford EcoSport.

Interior
O acabamento interno dos modelos será o mesmo do Siena. Nas versões ELX, HLX e Trekking, o fundo do quadro de instrumentos terá cor preta. Já o quadro de instrumentos Adventure será de fundo branco, como o do Idea Adventure.

ELX e HLX sairão com mesma frente do Siena e grade cromada. Adventure terá rack no teto em forma de V e retrovisores com pisca integrado


Motorização
Os motores serão os usados atualmente, porém o 1.4 terá o aumento de 5 cv, o mesmo que chegou no Punto e no Siena, equipando as versões ELX e Trekking. O propulsor 1.8 fica para a HLX e a Adventure (essa poderá ter ainda a opção do câmbio Dualogic). A maior novidade da Adventure será o bloqueio eletrônico de diferencial, para que a perua tenha desempenho melhor em caminhos ruins, mas longe de um 4x4 autêntico. Existe a possibilidade de o modelo ser equipado com o sistema de tração integral do pequeno utilitário Sedici. Na fábrica de Betim, engenheiros da Suzuki trabalham com os da Fiat na viabilização desse projeto, pois se trata de equipamento do fabricante japonês. Se for aprovado, deve ser adotado no fim do ano.

Preços
Os preços das versões ELX e HLX devem se manter inalterados, sendo R$ 40 mil e R$ 48 mil, respectivamente. Já a Trekking custará entre R$ 47 mil e R$ 49 mil. E a Adventure será vendida entre R$ 55 mil e R$ 57 mil.

Novidades
O sedã Linea, derivado do Punto, está em testes no Brasil há cerca de dois anos. O lançamento é esperado para julho ou agosto, nas versões 1.9 (novo motor) e 1.4 turbo (importado da Itália). Se a data não está marcada, os preços já foram fixados. A versão com 1.4 8V turbo, de 165 cv, jet flex partirá de R$ 63.050. Já a outra terá o motor 1.9 16V flex e preço inicial de R$ 59.170. Em seguida, a Fiat lança a Strada, com o mesmo design frontal do Siena e Weekend, e as laterais inalteradas. O Palio deverá ter a mesma frente do Siena até o fim do ano, talvez com apresentação no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. A montadora também testa Idea e Siena com câmbio Dualogic. No segundo semestre, chega o Punto Abarth, com o motor 1.4 turbo flex, que poderá ter carroceria de três portas. Também até o fim do ano, a Fiat deve apresentar a picape média produzida em parceria com a Tata, na Argentina. Existe, ainda, a possibilidade de lançamento da perua do Linea, cujo projeto já foi antecipado pelo Veículos no ano passado.

O pequeno 500 poderá ser importado como carro de nicho. Unidades do modelo desembarcaram no Brasil em março. A engenharia já trabalha na nacionalização do hatch médio Bravo, que deve ser vendido em 2009, como modelo 2010. Protótipos do Bravo já foram montados em Betim e nas próximas semanas começarão os testes de rodagem.

Leia mais sobre as novidades da Fiat e das outras montadoras no Veja Também, no canto superior direito desta página.