João Montsserrat - Estado de Minas
O sistema de freios é o item mais importante do veículo em segurança. O freio de estacionamento, popularmente chamado de freio de mão, apesar de não ter a mesma função do freio principal, dadas as diferentes necessidades de uso de cada um - ainda que possa ser utilizado em emergências, caso os principais venham a falhar -, não é menos importante que o sistema de frenagem primário. Sua atuação mantém o veículo imóvel quando estacionado. Pode ser também usado em situações de trânsito para ajudar motoristas menos habilidosos a arrancar em aclives. Em cidades como Belo Horizonte, de topografia irregular, a importância é ainda maior.
Por ser a garantia de que o automóvel não irá despencar ladeira abaixo, o freio de estacionamento tem função primordial. É acionado por uma fonte de força diferente da empregada no sistema de frenagem primário, tendo, portanto, funcionamento independente. Atualmente, e ainda na maioria absoluta dos carros, funciona por meio de uma alavanca no console central dotada de dispositivo de serrilha acionada por comando sob tensão de mola que permite ao motorista escolher o aperto necessário para manter o veículo imóvel, e atua apenas nas rodas traseiras. Há modelos, principalmente picapes, em que é acionado pelo pé.
Tecla
O freio de estacionamento, porém, parece estar com os dias contados, pelo menos na maneira como é acionado. O novo sistema elétrico deve abolir de vez o emprego de força física. O freio de estacionamento elétrico, além de não exigir força para acioná-lo - a ativação é realizada por meio de uma tecla no painel central do veículo -, ainda libera o espaço no console central em que anteriormente ficava a alavanca. Há modelos em que o freio de estacionamento é acionado tão logo se desligue o carro e liberado assim que o veículo comece a rodar. Não é preciso nem acionar comando.
Funcionamento
Segundo Gerson Burin, analista técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), a diferença entre os freios de estacionamento que atualmente equipam os veículos e os elétricos é o fim do esforço físico do motorista. Burin afirma também que o freio de estacionamento elétrico é tão seguro quanto o manual. "Toda parte de sistema de freios é testada para garantir segurança. Sempre que se faz projeto voltado para freios, a fábrica garante que é absolutamente seguro." O analista avalia ainda que, futuramente, os dispositivos eletrônicos devem ser mais comuns na indústria automotiva. "Acredito que sim. A tendência para que a eletrônica seja utilizada para dispositivos elétricos é cada vez maior e as empresas estão investindo. Acho que essa é a tendência futura, dispositivos por acionamento elétrico", diz.