Os fabricantes se desdobram para atender às exigências dos rígidos padrões de segurança do Euro NCAP, ou European New Car Assessment Programme, o programa de testes de novos carros vendidos na Europa criado em 1997. E, se já é difícil obter a aprovação do programa, atingir as notas máximas é um feito notável. O instituto europeu acabou de divulgar os sete modelos mais seguros entre os 33 testados em 2009. Em primeiro lugar vem o Volkswagen Golf de sexta geração - foto acima -, seguido de perto pelo híbrido Honda Insight. Em terceiro está outro híbrido, o Toyota Prius, enquanto na quarta posição está o compacto de melhor avaliação, o Hyundai i20. O quinto lugar foi o mais acirrado e foi ocupado, em empate, por três modelos: o médio-grande Toyota Avensis, o novo Opel/Vauxhall Astra e o crossover Volvo XC60. Destes, apenas o Volvo é vendido no Brasil.
Veja mais fotos dos primeiros e últimos colocados no teste do Euro NCAP, além da tabela de avaliação!
Na outra ponta, dois modelos ocuparam as piores posições em segurança. Com três estrelas cada, o recém-lançado monovolume Toyota Urban Cruiser e o subcompacto Suzuki Alto foram os destaques negativos. O teste compreende três unidades de cada um dos veículos, que são submetidos a quatro crash tests, um teste de componentes. Após a bateria, um inspetor analisa os resultados, os componentes e os equipamentos de segurança dos carros.
O grau de exigência irá se tornar ainda mais elevado ao longo de 2010. A partir do dia 3 de março próximo, o Euro NCAP irá divulgar as novas avaliações, nas quais serão testadas não apenas a proteção oferecida para ocupantes adultos, mas também para crianças, além da segurança de pedestres em simulações de atropelamentos. Para se obter as cinco estrelas, o nível de avaliação irá subir de 75% para 80% para adultos, de 70% para 75% no caso das crianças e 40% em segurança de pedestres.