Como não poderia deixar de ser, a crise europeia deu um tom amarelado ao sorriso desta edição do Salão de Paris. O assunto foi tópico obrigatório na maioria das coletivas. Não que seja uma mostra completamente esvaziada, mas faltam aqueles modelos que encantam os visitantes. A Ferrari, por exemplo, levou sua F12 Berlinetta, que apesar de ter formas atraentes e ostentar um V12 (740cv!) sob o capô, não é propriamente uma novidade.
Os fabricantes dos bólidos mais quentes exibiram suas máquinas para fazer sonhar alto quem gosta de velocidade e linhas aerodinâmicas. O conceito McLaren P1 já antecipa o estilo de um modelo de produção que será lançado em 2013. A nova Lamborghini Gallardo e o Bugatti Vitesse estão lá com nada menos que 1.200cv. Que tal juntar nessa massa um verdadeiro baixinho invocado, o Abarth 695 edizione Maserati, um 500 com motor 1.4 turbo de 180cv. Mas, sem dúvida, o modelo que mais emociona é o conceito Bentley Continental GT3, uma mescla perfeita das linhas clássicas da marca com elementos da categoria turismo. O motor é um W12 6.0 litros com mais de 620cv.
Já o Jaguar F-Type faz sua estreia mundial. São duas opções de motor, um V6 que faz 260km/h (209g/km de emissão) e um V8 que acelera até os 300km/h (e emite 259g/km). O conceito Porsche Panamera Sport Turismo, um híbrido com dois motores elétricos, que têm 95cv, e o a combustão interna (um V6 3.0 litros). Juntos, eles somam mais de 300cv. Bastam 2h30 para recarregar completamente as baterias, dependendo da instalação elétrica de recarga. O consumo declarado é de 28km/l. Já o Mercedes-Benz SLS AMG Electric Drive é um superesportivo 100% elétrico que acelera até os 250km/h.
Abandonando o universo dos cupês esportivos, também há muitos modelos bem comportados. A Mercedes-Benz mostrou o Classe B 200 Electric Drive, conceito 100% elétrico. As também alemãs BMW e Audi também prepararam conceitos híbridos. A primeira mostrou o Active Tourer Concept Vehicle híbrido plug-in com motor 1.5 litro de três cilindros que associado ao elétrico rende 190cv. A outra levou o Crosslane Coupé, também com motor 1.5 litro de três cilindros e mais dois elétricos. Os japoneses também fizeram o dever de casa. A Honda mostra o novo CRZ coupé hybrid. A Mitsubishi Outander PHEV exibe um híbrido plug-in. A Toyota mostrou o iQ EV, subcompacto urbano elétrico, capaz de recarregar em 3 horas (numa tomada de 220v). Um carregador especial consegue 80% das carga das baterias em 15 minutos. A velocidade máxima é de 125km/h, pesa mais 125kg e tem autonomia de 85 quilôemtros.
A Opel fez bonito com a apresentação do Adam, que rivaliza com o Fiat 500. Além do 500L, a Fiat teve mostrou outras novidades, o Panda 4x4, o único do segmento com tração integral, e o Freemont, que também ganhou tração integral na versão top Park Avenue. A estreia da espanhola Seat foi o Leon, um hatch médio de linhas limpas. O LE Concept, da Infiniti, recarrega suas baterias sem contato direto com a eletricidade, tudo por meio do magnetismo. A Hyundai mostrou o i30 de 2 portas, além do ix35 Fuel Cell, com hidrogênio que produz eletricidade e abastece as baterias. Com uma recarga é possível andar de carro por quase 600 quilômetros. A Volvo mostrou duas versões do V40, a Cross Country e a R-Design, modelos aventureiro e nervoso.
(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea