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Estepe - Na mira dos amigos do alheio

Furto do pneu reserva que fica do lado de fora do carro é um problema cada vez mais freqüente. Proprietário deve ficar atento para evitar esta desagradável surpresa

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Além de vulnerável, pneu sobressalente embaixo do veículo dificulta sua remoção

O furto de estepe é um problema recorrente para proprietários de veículos cujo pneu de emergência fica do lado de fora do veículo. Com o aumento no número de modelos com maquiagem esportiva, também cresceu a quantidade de carros que têm o estepe na porta. Mas há também aqueles veículos nos quais o pneu reserva fica embaixo. O estorvo neste caso é ainda maior, pois, como está escondido, o condutor só descobre o furto na hora em que um pneu fura, ou por acaso.

Foi o que ocorreu com o arquiteto Pedro Vieira. Proprietário de um Ford Ka, ano modelo 07/07, ele levou o carro para a revisão dos 10 mil quilômetros e, na hora do check list, foi detectado o roubo do estepe. Ele até havia sido alertado da vulnerabilidade do pneu reserva por um amigo, também proprietário de um Ka, mas, com o tempo, se esqueceu de tomar alguma medida para inibir o roubo.

Como a garantia não cobre este tipo de incidente, o proprietário teve que desembolsar cerca de R$ 350 com um novo pneu para seu carro ainda novo. E o arquiteto recorda que o comentário de um dos profissionais da área de oficina da concessionária Pisa Ford, onde foi feita a revisão, dá uma dimensão do problema: "Ele me aconselhou a colocar um estepe velho, pois me disse que, comprando um novo, só estaria botando produto no mercado para ladrão roubar."

Corrente de motocicleta foi adaptada à roda, para evitar prejuízos com novos furtos


Corrente
Pedro não seguiu o conselho mas, no caminho de casa, parou em uma loja de moto e comprou uma corrente com cadeado para dificultar a repetição da surpresa. "Da experiência, concluí que meu caso foi até tranqüilo, já que não descobri o furto na hora que o pneu furou. Mas não custava nada ter um dispositivo para inibir o furto. Até pensei em fazer alguma trava por dentro do carro, mas aí teria que furar a lataria. Agora, de tempos em tempos, dou uma checada para conferir se o estepe está no lugar".

Na verdade, o Ford Ka da geração anterior tinha um pequeno cabo, que deveria ser solto por dentro do carro. Mas, por ser frágil, ele não impede a ação de ladrões. Contactado pela reportagem, o fabricante admitiu a falha e informa que o sistema antifurto foi reforçado no modelo atual, com uma fechadura mais robusta, para descer o pneu no interior carro, e diz que a trava já está sendo analisada para adoção nos modelos vendidos nos EUA.

No caso do EcoSport, o outro modelo da marca com estepe na parte externa do veículo, o sistema consiste em um dos parafusos de roda que tem desenho único, e só pode ser desapertado com a chave de boca que acompanha a unidade específica. Mas, como o Ka e Ecosport não são os únicos veículos com estepe externo, Veículos apurou como as outras montadoras inibem o roubo do pneu em seus modelos:

Citroën: No Xsara Picaso, o parafuso que sustenta o estepe está localizado sob o tapete do porta-malas, próximo ao sistema de fechamento

Fiat: No Idea adventure é usado o sistema de parafuso de sustentação, com desenho único. O braço que trava a roda só pode ser aberto por dentro do carro, assim como a tampa do porta-malas. Já na Weekend não há sistema antifurto, mas o fabricante afirma que está projetando um dispostitivo para ser adotado no segundo semestre.

Vokswagen: O estepe do CrossFox adota um sistema de proteção antifurto que consiste em um parafuso de segurança na roda, que gira em falso. Somente o proprietário do veículo tem essa chave de encaixe, para efetuar o destravamento do parafuso.

Renault: O Sandero tem uma trava que é solta por dentro do porta-malas.