Um engavetamento envolvendo nada menos que 158 veículos deixou sete pessoas mortas em uma ponte que liga uma rodovia de Nova Orleans, no estado da Luisiana, ao Sul dos Estados Unidos. Segundo as autoridades, o acidente foi causado por uma “super neblina”, que se formou pela combinação de névoa com fumaça vinda de um incêndio em uma vegetação dos arredores.
Confira o vídeo divulgada por uma emissora local:
Ainda de acordo com as autoridades, o engavetamento, que aconteceu na segunda-feira (23), deixou ao menos 25 pessoas feridas e sete mortos. Como pode ser visto nas imagens, a colisão em cadeia causou um verdadeiro caos na rodovia, deixando diversos veículos completamente destruídos e amontoados uns sobre os outros.
Parte dos danos se deve, também, ao fato de que um dos veículos envolvidos no engavetamento era um caminhão tanque que transportava algum tipo de líquido inflamável, o que acabou causado um outro incêndio – desta vez, diretamente na via, de forma a atingir os diversos outros carros. Isso explica o rastro de automóveis queimados e destroçados, como pode ser observado no vídeo.
Além disso, como também mostraram as imagens, um dos carros do engavetamento caiu da ponte e ficou submerso na água. Felizmente, conforme informou a polícia, o motorista conseguiu ser resgatado com segurança.
Como evitar engavetamentos ao lidar com neblina na estrada?
Ao se deparar com intensas neblinas na estrada, é importante tomar alguns cuidados ao volante para evitar que a situação não termine de forma trágica, como foi o caso do engavetamento que aconteceu ontem em Luisiana.
A neblina cria condições de condução perigosas, já que reduz a visibilidade, dificultando a identificação de perigos e a avaliação do motorista quanto à distância de segurança em relação ao carro da frente – fator este que acaba sendo o principal causador dos engavetamentos. Por esse motivo, o mais indicado nessas situações seria sair da estrada e estacionar em algum local próximo – em segurança – para aguardar até que as condições climáticas melhorem.
Porém, nós sabemos que nem sempre isso é possível. Nesses casos, para evitar engavetamentos ou outros acidentes, é importante:
- Reduzir a velocidade e aumentar a distância de frenagem;
- Usar faróis de neblina ou baixo, mas não farol alto;
- Redobrar a atenção, evitando distrações dentro do carro.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!