Apesar de ainda engatinhar, o mercado brasileiro de veículos eletrificados comemora o crescimento de 77% em 2021. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no ano passado foram emplacadas 34.990 unidades entre veículos híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos, contra os 19.745 emplacamentos de 2020.
“Esses resultados mostram a força do transporte elétrico no Brasil, apesar do ambiente regulatório pouco favorável”, criticou Adalberto Maluf, presidente da ABVE. Com os números de 2021, o Brasil passa a contar com uma frota eletrificada total em circulação de 77.259 automóveis e comerciais leves.
Os eletrificados que respondem pelo maior volume são os Veículos Elétricos Híbridos (HEVs), com 20.678 emplacamentos em 2021, que corresponde a 59% do total. Já os Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEVs), que são aqueles que podem recarregar as baterias na tomada, somaram 11.461 unidades ao longo do último ano, o equivalente a 33% desse mercado.
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O grande destaque entre o HEVs é a Toyota. Com as versões híbridas do sedã Corolla e o SUV Corolla Cross, a marca japonesa obteve 18.948 emplacamentos em 2021, o que corresponde a 54% de todos os eletrificados vendidos durante o último ano. Mesmo tendo sido lançado em março, Corolla Cross Híbrido Flex fechou o ano na liderança isolada das vendas de eletrificados, com 11.027 emplacamentos.
Os 10 veículos híbridos mais emplacados no Brasil em 2021
- Toyota Corolla Cross (HEV) – 11.027
- Toyota Corolla Altis (HEV) – 7.921
- Volvo XC60 (PHEV) – 3.366
- Volvo XC40 (PHEV) – 3.067
- Volvo XC90 (PHEV) – 982
- BMW X3 30e (PHEV) – 836
- BMW X5 45e (PHEV) – 812
- Toyota RAV4 (HEV) – 810
- BMW 330e (PHEV) – 579
- Porsche Cayenne (PHEV) – 554
Fonte: ABVE
BEV Outro destaque foi o crescimento dos Veículos Elétricos a Bateria (BEVs), que são os modelos 100% elétricos. Com 2.851 unidades emplacadas em 2021, os BEVs mais que triplicaram sua participação no mercado brasileiro, visto que em 2020 apenas 801 elétricos entraram na frota nacional.
Por serem mais caros, os BEVs ainda têm pequena participação entre os eletrificados, respondendo por 8%. Pode parecer pouco, mas em 2021 os elétricos a bateria dobraram sua participação em relação ao ano anterior, quando responderam por apenas 4% dos eletrificados no Brasil.
Outro destaque entre os BEVs é o crescimento dos comerciais leves elétricos. Entre os dez Veículos Elétricos a Bateria mais vendidos em 2021, dois são furgões de transporte urbano de carga: o BYD eT3 e Renault Kangoo. Segundo o presidente da ABVE, os números confirmam a tendência de fortalecimento do segmento de prestação de serviços de transporte sustentável.
Os 10 BEVs mais emplacados no Brasil em 2021
- Nissan Leaf – 439
- Porsche Taycan – 379
- Volvo XC40 Recharge – 375
- Mini Cooper Electric – 313
- Audi e-tron – 252
- BMW i3 – 159
- Fiat 500e – 146
- Chevrolet Bolt – 132
- BYD eT3 – 124
- Renault Kangoo – 120
Fonte: ABVE