À medida que o ano vai chegando ao fim, as disputas entre os modelos nos principais segmentos vão se definindo. É o caso do Chevrlet Onix, o modelo mais vendido do Brasil. De acordo com os dados fornecidos pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), até o fim de novembro o modelo já soma 171.148 unidades emplacadas, uma liderança invejável e inabalável.
A segunda colocação também já parece ter dono. Apesar de um ou outro mês em que o Ford Ka leva vantagem sobre o Hyundai HB20, no total de emplacamentos o coreano teve até novembro 96.769 unidades, contra 86.809 do americano, o que já consolida o pódio dos automóveis mais vendidos de 2017: ouro para o Onix, prata para o HB20 e bronze para o Ka.
Kwid e Palio
Um modelo que está em nosso radar é o Renault Kwid, lançado em agosto com preços atraentes, que não foi bem. Se em outubro o hatch compacto já decepcionou com a 14ª colocação no ranking geral, agora ele caiu mesmo pelas tabelas, ficando na 27ª posição, com 2.231 emplacamentos. Aguarda-se pela estabilização das vendas desse modelo. As vendas do Fiat Palio revelam que o modelo já está no fim do seu ciclo, apenas 321 unidades.
Polo e Argo
No mês de sua estreia, o novo Volkswagen Polo não foi mal, 3.831 emplacamentos que lhe renderam a 14ª colocação em novembro. O Fiat Argo – que tem um espectro grande de atuação por ter a missão de substituir os modelos Palio, Punto e até o Bravo – também vai bem. Em novembro foram 5.015 emplacamentos, ficando na 8ª posição.
Hatches médio
O segmento dos hatches médios é que está de amargar. Em novembro, foram comercializados apenas 214 unidades do Volkswagen Golf, menos que em outubro, quanto 241unidades foram vendidas, um provável reflexo da chegada do Polo. No apanhado do ano, foram vendidas 3.755 unidades do Golf. Seus principais concorrentes venderam mais, mas estão longe da serenidade: até o fim de novembro foram emplacados 4.350 Ford Focus e 6.761 Chevrolet Cruze hatch.
SUVs
Na briga dos SUVs, o médio Jeep Compass ampliou a vantagem sobre o compacto Honda HR-V – o saldo de 74 unidades até outubro cresceu pata 560 em novembro –, mas ainda é cedo para apontar o campeão. Enquanto o HR-V dormiu no ponto, com 4.095 emplacamentos, o esperto Hyundai Creta foi lá e tomou sua liderança entre os SUVs compactos no mês de novembro, com 4.164. Pode ser pouco para conseguir a liderança dos SUVs compactos no ano, mas o bastante para roubar a segunda colocação do Jeep Renegade, que “sofre” com a canibalização do Compass.