Inovações em tecnologia e soluções que proporcionam maior conforto ao portador de necessidade especial, seja motorista ou passageiro, vêm sendo destaque a cada edição da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech). O evento, que termina amanhã, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, além de oferecer diversas atividades direcionadas aos portadores de necessidades especiais – palestras e congressos, esportes radicais adaptados e até desfile de moda especial –, vem ganhando, ano a ano, a adesão das montadoras com a exposição de modelos nos estandes, a realização de test drives em modelos adaptados e a contratação de pessoal especializado para orientação quanto às isenções de impostos para compra do carro zero. Trabalho que este ano ganha tempero especial para incrementar as vendas: segunda-feira foi publicado no Diário Oficial da União o Convênio 38 do Conselho de Política Fazendária (Confaz), estendendo a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos portadores de necessidades especiais que não podem dirigir como deficientes visuais, mentais e autistas. Até então só tinha direito à isenção de ICMS o portador de necessidade especial condutor do veículo. Por isso, a 11ª edição da feira está sendo comemorada.
FIAT Podem ser conhecidos e testados pelo público: Doblò Adventure – com teto alto e plataforma elevatória, pomo giratório e central de comando elétricos; Siena Essence Dualogic – com acelerador de aro no volante eletrônico ghost e freio manual com alavanca F1; 500 – com banco G-tran (banco cadeira de rodas); Ducato – para transporte de cadeirantes; Idea Adventure Dualogic – com central de comandos elétricos, inversão de pedais e pomo giratório; Novo Palio Essence Dualogic – com aro e acelerador no volante, freio manual na coluna e inversão de pedais; Bravo ‘Reação’ – com acelerador de aro no volante, freio manual e inversão de pedais.
FORD Apresenta versão da van Transit para cadeirantes. É equipada com plataforma de elevação automática no compartimento traseiro, com travamento de rodas e capacidade de elevação de até 350kg e permite que o passageiro entre e saia do veículo com segurança. Também estão expostas três versões do Focus com carrocerias hatch e sedã, com câmbio automático sequencial e adaptações que incluem pomo no volante, acelerador e freio manuais. O estande oferece serviço de despachante para a obtenção de registro de veículos adaptados e massagem feita por portadores de deficiência visual. O atendimento aos visitantes conta com promotoras habilitadas na linguagem de sinais libras e duas portadoras de necessidades especiais.
HONDA No estande, o visitante pode conhecer o CR-V, o Civic, o City e o Fit (os dois últimos disponíveis para test drive) e conta com equipe de plantão da Honda Serviços Financeiros (HSF) e espaço kids com o tema Clubinho Honda e monitores especializados.
NISSAN Expõe o monovolume Livina e apresenta o Programa Direção Especial Nissan, criado para atendimento aos portadores de necessidades especiais.
RENAULT Estão expostos os modelos com câmbio automático sequencial Sandero, Logan e Duster, além do Fluence com caixa automática CVT X-Tronic. Para test drive, há um Fluence com manopla para facilitar a empunhadura do volante e o comando manual universal (CMU), que é composto por uma alavanca instalada do lado esquerdo do volante e substitui as funções dos pedais do acelerador e freio.
TOYOTA Estão expostos o Corolla XRS 2013, versão lançada recentemente, os Corolla Altis e XLi (versão de entrada com oferta especial durante a feira) e o SW4. Há ainda cinco unidades do Corolla para test drive, com câmbio automático, acelerador e freio manuais.
VW No estande, mostra o Voyage 2013 e a Space Cross, ambos com a transmissão automatizada I-Motion, e também são oferecidas rodas de leitura em linguagem de sinais (libras) e esculturas com balões. Para test drive, há um Fox 1.6 e um Polo hatch 1.6.
Saiba mais
ISENÇÃO DE IMPOSTOS
Na compra do carro zero, os portadores de necessidades especiais têm direito à isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), no caso de compras financiadas, mas apenas na aquisição do primeiro carro a prazo. A isenção do IPI e, a partir desta semana, também a do ICMS são estendidas ao portador de necessidade especial que não dirige e a troca do carro pode ocorrer a cada dois anos (outra conquista do Convênio 38/Confaz). Para obter isenção de ICMS, há duas exigências: o carro tem que custar (preço sugerido/tabela) até R$ 70 mil e ser produzido no Brasil, países do Mercosul ou México. No caso do IPI, vale apenas a última exigência. E para a isenção do IPVA não há restrições.