Apresentado no Salão de Detroit, que terminou domingo, o conceito E-Bugster roubou a cena no estande da Volkswagen, confirmando que as novas linhas do besouro continuam cativando geração após geração. Se o último “tapinha” recebido pelo New Beetle em 2011 tinha colocado seu design já manjado novamente nos trilhos, aproximando as linhas às de um Porsche clássico, o trabalho apresentado pelos projetistas alemães leva o modelo ainda mais à origens da marca esportiva alemã ao criarem uma versão speedster do besouro.
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Esse tipo de carroceria, nascida no Porsche 356 Speedster, se caracteriza pela “pinta” de um esportivo espartano e descapotada. A “assinatura” de um speedster está impressa no para-brisa recuado (ou curto), condição sine qua non para essa classificação. Quando colocada, a capota rígida fica rebaixada, lembrando um visual hot rod. Tem mais DNA Porsche na inscrição lateral “E-Bugster” e nas belas rodas de 20 polegadas de 5 raios que brotam das largas caixas de roda e extrapolam o modelo convencional em 4cm, e no aerofólio traseiro. Os faróis e lanternas ganharam iluminação em LED, poupando energia. Como todo bom esportivo, este descapotado leva apenas dois ocupantes, acomodados em assentos esportivos.
Apesar da cara de esportivo, o besouro traz sob o capô um motor elétrico com singelos 115cv de potência. Assim, o modelo acelera até os 100km/h em 10,9 segundos. As baterias de íons de lítio, localizadas atrás dos bancos, têm autonomia de 180 quilômetros no trânsito urbano. Numa estação especial, a recarga do modelo dura apenas 35 minutos, apesar de a Volkswagen não explicar como alcançou essa mágica. Mas o modelo pode ser carregado em tomadas domésticas de 110 ou 220 volts. Parte da energia gasta nas frenagens é convertida em recarga para a bateria. Essa unidade de propulsão elétrica, denominada Blue-e-Motion, entrará em produção no Golf europeu no ano que vem.