Lançado em 1957. o Lotus Seven foi um marco entre os carros voltados puramente para o prazer. O roadster purista inspirou uma série de pequenos fabricantes, que deram continuidade ao legado do Seven desde a sua descontinuação, em 1972. A holandesa Donkervoort é uma especialista no assunto. Desde de 1978, a empresa de Joop Donkervoort faz réplicas aperfeiçoadas do esportivo como a nova D8 235 E. Ao contrário do exótico D8 GT, a encarnação mais recente é conversível, nos moldes do original.
O principal destaque está sob o afilado capô de alumínio. Atrás do cone dianteiro, há uma versão retrabalhada do antigo quatro cilindros 1.8 20V turbo produzido pela Audi (que equipou o A3 e o VW Golf no Brasil), que graças à modificações na admissão, escapamento e central eletrônica, passou a gerar 235 cv, contra 210 cv de antes.
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Muitos esportivos ostentam motores bem mais potentes, mas poucos são tão esbeltos quanto o D8 235E, que marca apenas 590 kg na balança. Uma relação peso/potência de 2,5 kg/cv que faz o D8 235 E acelerar de zero a 100 km/h em menos de 4 segundos. Mas, se você acha pouco, a Donkervoort tem versões mais potentes do mesmo propulsor, que pode chegar aos 280 cv.
Se você gostou do D8 235 E mas acha que o Atlântico pode dificultar as coisas, acesse o link abaixo para ler sobre a Starling Seven, uma empresa brasileira que constrói réplicas do Seven com motores 2 litros AP e Ford Duratec.
Leia sobre a Starling Seven.