UAI

Dodge Journey - Coração bate mais forte

Modelo 2012 da marca americana chega com o mesmo visual do Freemont, mas traz novidades no interior e conjunto mecânico, que passa a contar com o novo motor Pentastar V6 3.6 de 280cv

Publicidade
Foto:

Externamente o crossover é o mesmo, com grade frontal dividida em quatro partes e formas robustas

A Chrysler apresentou o modelo 2012 do Dodge Journey, que por aqui também é conhecido como Fiat Freemont. Ambos são produzidos no México e usam a mesma carroceria, porém com algumas diferenças no interior e conjunto mecânico. O Journey manteve o visual, mas ganhou novo motor, que proporciona melhor desempenho, além da suspensão recalibrada. No interior, herdou algumas coisas do irmão que leva a marca italiana, só que com um pouco mais de sofisticação.

Journey e Freemont são os primeiros frutos resultantes da sinergia entre a Fiat e a Chrysler. São basicamente o mesmo carro, porém o da marca italiana cumpre a função de versão de entrada, enquanto o Dodge é o topo de linha. O modelo 2012 do Journey chega ao mercado brasileiro sem modificações externas, mantendo a grade dividida em quatro partes, com fundo tipo colmeia. A traseira tem lanternas com LEDs e as rodas são de alumínio de 17 ou 19 polegadas, dependendo da versão.

 

Dodge Journey será destaque no Vrum deste domingo: 

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_151181').innerHTML='';}

 

A principal novidade do crossover é realmente o motor Pentastar, um V6 de 3.6 litros, que desenvolve 280cv de potência, quase 100cv a mais que o anterior V6 2.7 litros. Acoplado ao câmbio automático de seis marchas, o motor proporciona bom desempenho (ver ficha técnica). Outra alteração importante no Dodge Journey foi a recalibragem das suspensões, que proporcionou maior equilíbrio entre estabilidade e conforto.

O interior do Journey ficou mais parecido com o do Freemont, com painel em peça única feito com material de melhor qualidade, mais agradável ao toque. Porém, o modelo Dodge traz mais sofisticação em alguns detalhes do acabamento. O revestimento dos bancos é de couro nas duas versões: SXT (R$ 97.500) e R/T (R$ 107.900). O crossover tem capacidade para sete pessoas e traz de série airbags frontais, laterais e de cortina, ar-condicionado automático de três zonas, freios ABS, controles de estabilidade e de tração, sensores anticapotamento e de oscilação de reboque.

Com interior versátil, o Journey tem bancos rebatíveis e reclináveis, gavetas e nichos no assoalho. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade do porta-malas pode chegar a 1.908 litros. O modelo ainda é dotado de sistema Enter-N-Go, que dispensa o uso da chave para entrar no veículo e dar a partida, bancos dianteiros aquecidos, sendo o do motorista com ajustes elétricos. Trata-se de um crossover que privilegia o espaço com conforto, sem dispensar o bom desempenho.

 

Ficha técnica
MOTOR

Dianteiro, V6 de 3.605cm³ de cilindrada, a gasolina, 24V, que desenvolve 280cv de potência máxima a 6.350rpm e torque máximo de 34,9kgfm a 4.350rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira e transmissão automática de seis velocidades

DESEMPENHO
Velocidade máxima de 208km/h e aceleração até 100km/h em 8 segundos.

CONSUMO
 6,7km/l na cidade e 12,8km/l na estrada

DIMENSÕES
 4,88m de comprimento, 1,87m de largura, 1,69m de altura e 2,89m de distância entre-eixos. 

Traseira de linhas retas tem grandes lanternas retangulares com LEDs e dupla saída de escapamento