UAI

DNA - Além da imagem

Cada marca de automóvel é conhecida por uma determinada característica, que acaba se transformando em referência. Desenho da carroceria identifica origem do carro

Publicidade
Foto:

Pesquisa feita por revistas especiais especializadas na Europa para testar as marcas apontou a Porsche como sinônimo de esportividade

Houve um tempo em que as quatro marcas de automóveis presentes no Brasil eram conhecidas por características que identificavam seus modelos no mercado. A Volkswagen, por exemplo, era a marca dos carros robustos, resistentes, que freqüentavam pouco as oficinas. A Ford foi referência durante anos como a marca de melhor acabamento. A Fiat tinha a melhor solução para o espaço interno.

Essa caracterização é feita em outros mercados pelo mundo e algumas marcas conseguem unanimidade em determinados quesitos. As principais revistas automotivas da Europa (L’Automobile, Auto Motor und Sport, Quattroruote, Auto Hoje, Auto Illustrierte, Autocar, Automovil e Auto Magazin) fizeram pesquisas em diferentes países do Velho Continente para apurar qual a imagem de cada marca.

Para os europeus, Volvo tem alto padrão de segurança e os modelos Alfa Romeo são os mais bonitos


A Audi foi a marca mais citada quando o assunto é qualidade de fabricação. Em seguida, vieram BMW e Mercedes-Benz. Nos 12 países europeus pesquisados, a Toyota foi unanimidade quando o assunto foi a marca que não agride o meio ambiente. E a montadora japonesa aparece também como referência de carros confiáveis.

Quando a questão é alto padrão de segurança, a Volvo se destaca e tem como concorrente distante a Mercedes-Benz. Em tecnologia avançada a referência é a BMW, mas a Mercedes também foi citada pelos europeus. E as duas marcas alemãs voltam a dividir a preferência dos leitores quando o assunto é alto valor de revenda. Já a referência de carros esportivos para os europeus é a Porsche e o título de design mais bonito foi para a italiana Alfa Romeo.

Já montadoras como Ford, Volkswagen e Chevrolet, por exemplo, tentam imprimir em seus modelos características marcantes, dando a eles a personalidade própria da marca. Leia mais sobre o assunto e veja a comparação de alguns modelos vendidos no Brasil no Veja Também, no canto superior direito desta tela.