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Dirigimos o V40 Cross Country, o primeiro 'aventureiro urbano' de luxo

Hatch premium da Volvo é lançado sem concorrentes diretos, mas alto preço pode atrapalhar os planos de ter um carro de luxo que não é 'Cross' só na aparência. Confira as primeiras impressões

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De Itu, SP - A moda dos carros urbanos com pinta de aventureiros chegou em uma casta mais nobre do mercado e a Volvo foi a responsável em 'enobrecer' o segmento. No caso do V40 Cross Country, o apelo principal não foi a parafernália estética de gosto duvidoso, como a empregada em modelos 'do povo', como Crossfox e a linha Adventure da Fiat, por exemplo, mas a Volvo se mexeu para que seu V40 se tornasse um 'Cross' de verdade. Claro que transformar um hatch premium em um 'aventureiro de luxo' funcional tem um preço e ele não é baixo. Por R$ 141,5 mil você leva o Cross Country 'básico', com alguns incrementos, o modelo sai por impensáveis R$ 178 mil.


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O modelo que chega no fim do mês nas concessionárias do Brasil, não virá por modismo, mas ele promete ser uma opção mais confortável para aqueles que pegam uma estrada de terra batida nos fins de semana e não dispensa o luxo no caminho até o sítio. A funcionalidade do Cross Country começa no sistema de tração integral. Útil e muito bem vinda tanto no asfalto quanto na terra, o sistema trabalha no regime de 95% de força de tração no eixo dianteiro e 5% no traseiro, mas ela trabalha sob demanda, chegando na proporção máxima de 50/50. Com o auxílio de uma embreagem controlada eletronicamente, o sistema AWD distribui de forma automática a tração entre as rodas dianteiras e traseiras. A função Instant Traction transfere a força das rodas dianteiras para as traseiras no momento que percebe que há alguma perda de tração em superfícies escorregadias. Na prática, isso significa que você terá benefícios mesmo que nunca coloque seu V40 na terra, pois ao menor sinal de um deslize em uma curva mal feita, o sistema transfere maior força de tração para determinada roda, acertando tudo e a curva é completada como se você estivesse sob trilhos. Se curtir um sítio nos fins de semana e precisa passar por estradas de terra, a suspensão 40 mm mais alta do que as demais versões, te ajudará a transpor os obstáculos com certa facilidade.

V40 Cross Country está 40 mm mais alto, o que facilita o uso em estradas de terra



Apesar dos pneus serem de perfil 5% mais alto do que na versão R-Design, eles não são de uso misto terra/asfalto. As rodas de aro 18 polegadas acabam contribuindo para transferir as irregularidades do solo para o interior mais do que deveria um carro de proposta Cross.

O motor é um 2.0 turbo, de cinco cilindros em linha, que recebeu aprimoramentos técnicos para elevar sua potência em 30 cv, garantindo desempenho superior nessa versão, como ocorre no modelo R-Design. Com isso, o motor T5 rende 210 cv a 6.000 rpm (ante 180 cv a 5.000 rpm da versão Dynamic T4) e bons 30,6 kgfm de torque, disponível entre 2.700 rpm e 5.000 rpm. O propulsor é acoplado a uma caixa de transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas sequenciais na alavanca de marcha.

Em nosso test drive, que contou com deslocamentos na cidade, na estrada asfaltada e de terra, marcamos média de 7,1 km/h, o que é compatível para a proposta do carro e potência do motor, mas o consumo de gasolina poderia ser menor, considerando que marcas premium concorrentes trabalham com motores mais eficientes.

Modelo possibilita idas mais tranquilas para sítios e fazendas por estradas de terra batida sem perder o conforto de um carro de luxo



Essa versão conta com Hill Descent Control (HDC), o controle de descida que em nosso teste drive não foi possível testar, mas é fato que o sistema dá segurança em descidas íngremes.

A direção elétrica conta com três níveis de ajustes, do mais firme, para estradas, ao mais leve para manobras na cidade.

De série, o V40 Cross Country traz ainda faróis xênon adaptativos, ar-condicionado digital, painel de instrumentos digital personalizável, sistema de áudio de alta performance com oito alto-falantes, conexão bluetooth para iPod e tela de 7 polegadas, além do teto panorâmico. Também de série, o modelo traz bancos e volante revestidos em couro (com regulagem elétrica e memória para o motorista), sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, piloto automático e sistema Keyless Start, que dispensa a chave convencional para partida do veículo.

Segurança
Conhecido por ser um dos automóveis mais seguros do mundo, o V40 traz, na versão Cross Country, o consagrado sistema City Safety, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho -somente para o motorista), freios ABS, sistema de proteção contra impactos laterais (SIPS), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC) e controle avançado de estabilidade (ASC).

Como toda a linha da Volvo Cars a partir de 2011, o V40 Cross Country é equipado com o sistema Volvo On Call, serviço que presta assistência em serviços de socorro e auxílio 24 horas, sete dias por semana. A central de atendimento pode ser acionada em caso de acidentes, pane técnica, pneu furado ou furto do veículo. Quando há um acidente que ocasione o acionamento dos airbags, a central entra em contato com o veículo para saber o estado dos ocupantes e imediatamente providencia o socorro às vítimas. Além disso, oferece serviços de comodidade como destravamento remoto de portas ou informação sobre a localização do veículo através do Volvo On Call App, que pode ser instalado em Smartphones com o sistema operacional IOS ou Androide. O aplicativo oferece funções adicionais como o monitoramento em tempo real do estado do veículo, onde é possível ver informações do painel de instrumentos e registro dos últimos trajetos do veículo, dentre outras funções.

Pacotes e itens opcionais
Assim como os demais modelos da linha V40, o Cross Country pode ser equipado com dois pacotes opcionais: High Tech e Safety.

O pacote High Tech (R$ 10 mil) acrescenta ao hatchback o sistema de navegação GPS integrado ao painel, câmera traseira de estacionamento, sistema de estacionamento automático Park Assist, e leitor de DVD. 

Interior de acabamento impecável acomoda bem quatro adultos; o quinto vai com certo aperto no meio do banco traseiro



O pacote Safety (R$ 15 mil), por sua vez, traz os sistemas de detecção de ponto cego (BLIS), de alerta ao condutor, de detecção de pedestres e ciclistas, que freia o veículo quando que está até 35 km/h. O sistema atua por meio de câmera e radar, instalados na parte frontal do carro.

Outro item deste pacote é o leitor de placas de sinalização. Testamos o sistema na Rodovia dos Bandeirantes, no interior de São Paulo. De interessante no primeiro momento do contato, passa a ficar chato em perímetro urbano. A cada placa lida, uma firme voz feminina entra no sistema de audio em tom de 'puxão de orelha' caso você esteja acima da velocidade indicada na placa.

O assistente de mudança de faixa, que alerta sobre o tráfego lateral, o piloto automático adaptativo e o airbag externo para pedestres completam o pacote de segurança. Segundo a Volvo, a marca ainda não teve registros de atropelamentos com o veículo equipado com o airbag para pedestres, mas na ocasião do lançamento do V40, a bolsa externa de um dos veículos foi acionada após o motorista 'atropelar' um pequeno poste de sinalização.

Completo, o V40 Cross Country sai por R$ 166,5 mil, mas um pacote não depende do outro. Há ainda os acessórios, como o dispositivo multimídia Sensus Connected Touch, que, torna possível navegar na internet, ouvir milhares de estações de rádio online, assistir a filmes no Youtube e acessar redes sociais, usar navegador GPS com monitoramento de trafego em tempo real, dentre outras funções, usando a conexão de internet 3G ou 4G de um modem ou celular. Uma firula que custa cerca de R$ 7 mil. Outro acessório é o jogo de rodas esportivas de aro 19” que, dependendo do modelo, pode passar dos R$ 10 mil.

Rodas aro 18 polegadas e pneus urbanos não contribuem para o uso off-road