De Punta del Este, Uruguai - A Lifan lançou nesta quarta-feira (15) em Punta Del Leste, no Uruguai, o segundo SUV chinês vendido no Brasil, o X60. Com preço sugerido de R$ 52.777, o modelo tem um visual robusto e sofisticado que cai bem no gosto do brasileiro.
O SUV vem bem recheado, com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos e dos já quase obrigatórios airbag duplo e freios ABS (com EBD), o modelo conta com bancos em couro ecológico, faróis de neblina, luz de seta auxiliar em LED nos retrovisores, bancos traseiros reclináveis com descança braço central, sistema ligth my way que mantém os faróis acesos por 30 segundos depois de se desligar o carro, sistema Isofix, entre outros.
A câmera de ré e o sistema multimídia com tela central de sete polegadas, GPS e controle de som no volante também são de série e bem úteis no trânsito diário.
Apesar de bem completo, ele peca por alguns detalhes, como o cinto de segurança traseiro central, que é subabdominal.
O modelo é confortável e a posição de dirigir, a exemplo dos utilitários-esportivos do gênero, muito boa, embora não tenha ajuste de altura, o que pode atrapalhar um motorista mais alto. Já o tom bege dos assentos e parte do painel divide opiniões. O acabamento em plástico duro não é nenhum primor, mas nada muito diferente do que compõe alguns dos principais concorrentes. Chamam a atenção algumas costuras sobrando no carpete que reveste o interior do porta-malas.
Em versão única, o X60 possui motor 1.8 VVT 16V de 128 cavalos de potência e torque de máximo de 17,1 kgfm se mostrou compatível em área plana e de velocidade entre 60km/h e 75km/h. Já o seu câmbio é manual de cinco velocidades. Mas a unidade testada pareceu um pouco instável e bem barulhento. Tanto o motor como os componentes interior do veículo batem muito, causando certo incômodo. Não houve informações sobre crash-tests.
Com cinco anos de garantia, o modelo começa a ser vendido na segunda quinzena deste mês.