Lendário, apaixonante e único são características suficientes para descrever o significado do Volkswagen Fusca, na vida dos amantes do mundo automotivo. O compacto tem fama mundial e, por isso, ganhou uma data especial, válida em todo o Brasil. É o Dia Nacional do Fusca, comemorado nesta segunda-feira (20). O besouro também tem uma data de celebração mundial, 22 de junho.
No Brasil, o dia foi marcado com encontros de amantes do modelo em todo o país. Em alguns lugares, a comemoração foi antecipada, como em Pernambuco, onde uma exposição dos modelos antigos foi ocorreu no último domingo (19), na praça de Casa Forte, Zona Norte do Recife. O evento organizado pelo Clube do Fusca de Pernambuco e o Clube do Automóvel Antigo de Pernambuco (CAAPE) também contou com outros clubes de veículos amigos como o PUMA e o de Cangaceiros. O vice-presidente do CAAPE, Paulo Bompastor explica que o encontro foi aberto ao público e teve a presença de quase 80 veículos, desde associados e não associados. "Foi um momento de homenagem. Muitos fãs e simpatizantes foram ver a nossa exposição e tirar fotos com os modelos. Isso mostra que a importância do Fusca e sua influência no mundo do automotivo não foi ficou só na história".
O Clube do Fusca de Belo Horizonte também antecipou o encontro para o domingo, em frente ao Museu Abílio Barreto, na Região Centro-Sul da cidade. Porém, o maior encontro, promovido pelo Portal do Fusca, foi marcada para o próximo domingo (26), no estacionamento G6 do shopping Estação BH, na região de Venda Nova.
Um dos maiores encontros em comemoração ao Dia Nacional do Fusca ocorreu também no último domingo em São Bernardo do Campo (SP), município que sedia a fábrica da Volkswagen, e onde o modelo foi produzido até 1996. O São Bernardo Plaza Shopping recebeu ainda outros modelos como Variant, Brasília, Kombi, Karmann-Guia e SP2. Os proprietários tiveram que levar dois quilos de alimentos, que foram doados a uma instituição de caridade. No total, foram expostos 1,2 mil veículos.
História no Brasil
Os primeiros Volkswagens Sedan, como era chamado o Fusca, começou a ser fabricados na Alemanha echegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. Mas sua capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica, logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen começou a ser montado no país, com componentes importados, já em 1953.
A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.
O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chega agora ao 27º ano de liderança em vendas no mercado nacional.
Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México – onde é conhecido como "Vocho" – até 2003.
*Com Diário de Pernambuco