UAI

Dia dos Motoristas e dos Motociclistas

A história do dia dos Motoristas, dos Motociclistas e os eventos comemorativos relacionados

Publicidade
Foto:

No dia 21 de outubro de 1968, através do Decreto nº 63.461, o Dia do Motorista foi instituído no Brasil. Comemorado no dia 25 de julho a data foi escolhido por ser dia de São Cristóvão, consagrado santo padroeiro dos motoristas. Segundo a crença o trabalho de Cristóvão era transportar os viajantes através dos rios, por isso, tornou-se padroeiro dos viajantes e dos condutores de veículos, tanto profissionais quanto amadores.

As comemorações desse mundo sob rodas não param por ai. No próximo dia 27 é comemorado o Dia do Motociclista. Em 1998, A ABRAM - Associação Brasileira de Motociclistas, deu início a uma pesquisa para estabelecer uma data para comemorar o Dia Nacional do Motociclista. A associação chegou à conclusão de que não era preciso criar uma nova data, pois uma fora criada em 1982 pelo Deputado Alcides Franciscatto e por sugestão de Rogério Gonçalves, na época, proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba, em homenagem ao seu ex-mecânico, o motociclista Marcus Bernardi, falecido em 27 de julho de 1974.


Para aproveitar a comemoração do universo das duas rodas e objetivando melhorias no setor foi criado em em Belo Horizonte o evento Dia do Motociclista, que este ano chega à 6ª edição. As comemorações do 6º Dia do Motociclista começaram nessa última quarta feira, dia 25/07, com Campanhas Educativas em diversos pontos estratégicos da cidade. Nestes locais onde serão distribuídas cartilhas sobre o modo correto de vestimenta e legislação, e serão oferecidos check-up nas motos e brindes. As Campanhas acontecerão até o dia 03 de agosto.

Programação da 1ª Semana de Campanhas Educativas
Dia 25/07  - Quarta-feira
Horário: 14h
Local: Av Amazonas 3045 (na By Motos)
Dia 26/07  - Quinta-feira
Horário: 14h
Local: Av Vilarinho 3200 (na By Motos)
Dia 27/07 – Sexta-feira
Horário: 9h
Local: Em frente ao CDL
Horário: 14h
Local: Av Amazonas 2800 (na By Motos)
 


O 2º Fórum do Motociclismo Mineiro acontecerá na manhã do dia 27/08, às 10h, no auditório da CDL-BH. O objetivo do fórum é reunir em um mesmo local diversos representantes do poder público, de instituições sociais, sindicatos de classe e representantes da sociedade, para a discussão e o levantamento de ações para a melhoria do setor e para o trânsito em Belo Horizonte. Organizado pela Câmara Setorial de Duas Rodas CDL/BH, o 2º Fórum terá como temas: segurança, mercado e legislação.

 

Programação do 2º Fórum do Motociclismo Mineiro
Abertura – Bruno Falci, presidente da CDL-BH
Projeto “Eu Piloto Pela Vida” – Antonio Carlos de Barros Martins, presidente da FHEMIG
Câmara Setorial Duas Rodas – Rômulo Filgueiras, coordenador da Câmara Setorial Duas Rodas da CDL-BH
Campanha Vida no Trânsito – Paula Martins, gerente de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde
Dia do Motociclista – Milton Furtado, diretor da Production Eventos
 


No domingo, dia 29 de julho, das 10h às 19h, no Ginásio do Mineirinho, acontece a grande Festa do Motociclista. Com entrada franca, a programação do evento é recheada de diversas atrações educativas para toda a família.
O Mineirinho será transformado em um grande espaço para a realização de palestras educativas, exposição de motos antigas e customizadas, feirão de motos, exames médicos e check-ups de motos, atrações musicais e shows de free style para o delírio dos amantes das duas rodas. No local também terá espaço para recreação infantil, teste drives e praça de alimentação.
Realizado pela Production Eventos em parceria com a BHTrans, SAMU, CDL/BH, FHEMIG, Ademg e Associação dos Motociclistas Trabalhadores de Minas Gerais, o evento é voltado para os motociclistas, empresários do setor e apaixonados por motos.  Para Milton Furtado, diretor da Production Eventos e idealizador do evento, o 6º Dia do Motociclista é um evento social e educativo que veio preencher uma necessidade existente de grande e específico público. “A nossa intenção é mostrar que os motociclistas estão unidos para realizarem mudanças e ações que visam o fortalecimento do setor e melhoras para a sociedade como um todo”, afirma.