UAI

Dia do Fusca - Leve seu besouro à festa

Fãs do modelo se reúnem Brasil afora comemorando o dia oficial do carro mais querido do país, que continua ganhando releituras e apelidos carinhosos dos entusiastas

Publicidade
Foto:

Alexander Gromow, especialista na história do modelo, é um dos que trata com carinho o seu Fusquinha, exemplar 1955 com direito ao incompreendido teto-solar, além de ter participado da criação da data


O fim de semana é de festa para o Volkswagen Fusca, que comemorou anteontem o seu dia nacional. Não se trata de um aniversário propriamente dito. Segundo Alexander Gromow, especialista na história do modelo, o dia foi escolhido sem ter relação com alguma data em especial. A primeira comemoração foi em 1989. “O evento original foi acompanhado de uma semana dedicada ao Fusca”, lembra Gromow. Como se fosse um aniversário, nem sempre a data especial do Fusca cai em um dia de folga, mas isso não atrapalhará a festa. Ou melhor, as festas, que serão realizadas no fim de semana, seja no sábado ou no domingo. Para não deixar passar em branco, os proprietários engrossam o movimento “leve seu Fusca para o trabalho”, que marca todo 20 de janeiro.

Clique aqui e veja mais fotos dos Fuscas!



Criação nacional, o Dia do Fusca acabou se tornando mundial. Quem conta a história é Alexander Gromow, um dos responsáveis pela criação do dia nacional e também do mundial. Em 1991, o especialista foi à Alemanha no encontro de Bad Camberg, onde são reunidos alguns dos Fuscas mais antigos, apenas modelos da época de vidro traseiro dividido. Lá, defendeu a criação de um Dia Mundial do Fusca, que passou a ser comemorado desde 1995 em 22 de junho, em homenagem ao dia de 1934 em que Ferdinand Porsche recebeu o primeiro contrato para a construção de três protótipos do besouro.

Além da homenagem ao besouro, a criação de um dia nacional também fez bem à autoestima do carro. “Isso significa que aquele acervo será mais bem mantido, mesmo que seja um trato para desfilar em um dos encontros”, lembra Gromow. O carinho pelo Fusquinha é inegável. “É o integrante da família que, por acaso, dorme na garagem”, completa o especialista, dono de um Fusca 1955 vermelho coral com teto solar de fábrica. Um carro que ficou conhecido por apelidos em cada um dos países que esteve, não poderia deixar de ser rebatizado pelos donos. “O meu é um Fusca 1974 cor verde hippie, que eu apelidei de Horácio, nome do tiranossauro vegetariano criado por Maurício de Sousa”, afirma Ervin Moretti, conselheiro do Fusca Clube do Brasil. A própria Volkswagen pode voltar a lucrar com o apelido, que só foi utilizado como denominação oficial em 1984. É que o Beetle renovado vai ser chamado em outros mercados pelo nome pelo qual o original é conhecido.

Ervin e a esposa Flávia botaram o apelido de Horácio no Fusca 1974



RETORNO
O Volkswagen foi produzido no país entre 1959 e 1986, com um pequeno retorno entre 1993 e 1996, quando voltou sem muitas alterações. Foram mais de 3,3 milhões de carros feitos no Brasil, o que ajuda a explicar a popularidade do besouro e o fato de haver partidários que pedem o retorno do Fusquinha. Claro que o modelo original e sua tecnologia dos anos 1930 não daria certo atualmente. Para tentar uma releitura mais fiel do modelo, que não se afaste tanto do original quanto o New Beetle e sucessor, o designer Du Oliveira, responsável por um blog denominado Irmão do Décio, criou o que seria o Fusca 2012.

Clique aqui e veja mais fotos dos Fuscas!

As linhas lembram não só o original, mas também as proporções do Ford Ka de primeira geração. A proposta é de um modelo urbano equipado com motor traseiro, como o Fusca, no caso o 1.4 flex que equipa a Kombi. O jeito retrô continua nos faróis redondos incrustados nos para-lamas, como também é o caso das lanternas, modernizadas pela iluminação com LEDs. Claro que o carrinho se rende aos tempos atuais também na oferta de quatro portas, e não deixa de atender os modismos, como uma versão esportiva com motor 1.6 e outra com apelo aventureiro. O desenho circula na internet como parte de um movimento virtual pedindo a volta do Fusca. Não custa nada tentar. Afinal, da última vez deu certo.

O designer Du Oliveira criou a proposta do Volkswagen Fusca 2012