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Dessa vez não tinha tapete

Bióloga passa dois apuros com aceleração espontânea do Corolla nacional. Ela retirou o tapete depois do primeiro susto, mas problema voltou a ocorrer na ponte Rio-Niterói

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Foto:

Na Califórnia (EUA) funcionário de concessionária repara pedal do acelerador

O argumento da Toyota para quatro dos cinco casos de aceleração repentina ocorridos no Brasil é que o tapete estava mal fixado. O outro não foi avaliado, pois o veículo teve perda total (veja quadro 1). A situação extremamente perigosa é semelhante à que ocorre no resto do mundo e deu início ao maior recall da história da indústria automotiva (veja quadro 2) e atinge mais de 8 milhões de carros. No Brasil, a filial afirma que apesar dos casos relatados não há motivo para recall.

Outro relato, dessa vez da bióloga Joseli Lannes, desmonta o argumento de que os problemas brasileiros seriam motivados pela má fixação do tapete, provocados, segundo a Toyota, pelos proprietários, que retiram a presilha e os deixam soltos, fazendo com que embolem e prendam o pedal do acelerador. Joseli tem um Corolla automático, modelo 2009, e em 23 de dezembro, na Via Dutra, acelerou sozinho de 70km/h para 100km/h. ?Pisei no freio forte umas três vezes até ele responder. Parei o carro e tirei o tapete, pensando que ele poderia ter grudado no acelerador. Depois foi na semana passada, na Ponte Rio-Niterói, tudo engarrafado e o carro foi de 40km/h para 65km/h sozinho?, conta Joseli.

Ela lembra que o aperto foi grande, começou a buzinar, ligou o pisca alerta e teve sorte que os outros carros abriram caminho para ela passar. Joseli diz que o pedal do freio ficou muito duro. ?Cheguei a ficar com dor no tornozelo, mas consegui parar o carro jogando no P (posição de estacionamento)?, afirma. O que ela destaca é que nessa segunda situação os tapetes já estavam no porta-malas, pois quando houve o primeiro problema ela buscou informações e viu que o tapete poderia ser o causador.

O carro da Joseli foi para revisão ontem, mas a Toyota ainda não tem uma posição sobre o problema. Consultado, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, informou que a Toyota foi notificada e informou que o recall dos modelos no exterior não atinge o Brasil, mas que o órgão está investigando e orienta que os consumidores lesados denunciem os casos aos Procons. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais convocou audiência pública para investigar o caso.

Casos no Brasil

1 - Maria do Carmo Barros de Melo

Situação: Carro desceu disparado e entrou na Avenida do Contorno em alta velocidade. Conseguiu parar colocando na posição N e desligando na chave.
Posição da Toyota: Tapete estava mal fixado.

2 - Niarley de Pinho Tavares

Situação: Carro disparou na estrada, usou muita força para pisar no freio, mas só parou colocando na posição N.
Posição da Toyota: Tapete estava mal fixado.

3- João Sena

Situação: Carro já disparou três vezes com ele.
Posição da Toyota: Na primeira vez alegou que o problema era o tapete mal fixado. Nas outras vezes não levou o carro à concessionária.

4- Daniela Moreira Lima

Situação: Carro disparou e subiu em cima do canteiro central de uma avenida.
Posição da Toyota: O tapete não era original e por isso provocou o problema.

5 - Patrícia Correa

Situação: Carro disparou na entrada da garagem, bateu na pilastra, os airbags dispararam e teve perda total.
Posição da Toyota: Não avaliou o carro, pois teve perda total e foi para o pátio da seguradora.

Entenda o caso

Agosto de 2009

Quatro pessoas morrem quando um Lexus (marca de luxo da Toyota) perde o controle nos EUA.

Setembro de 2009

Toyota convoca 3,8 milhões de veículos para substituir o tapete, apontado como responsável por prender o acelerador em diversos modelos da marca.

21 de janeiro

Toyota convoca 2,3 milhões de veículos, dizendo que a causa da aceleração descontrolada também pode ser o pedal, que agarra no fundo. Desses, 1,8 milhão já havia sido convocado para a ação do tapete.

26 de janeiro

Toyota suspende a venda de oito modelos até encontrar a solução. São eles: Corolla, RAV4, Camry, Matrix, Avalon, Highlander, Tundra e Sequoia.

28 de janeiro

Mais 1,1 milhão de veículos no recall do tapete que agarra.

29 de janeiro

Recall anunciado para 1,8 milhão de veículos na Europa por causa do acelerador que prende.

31 de janeiro

Toyota apresenta solução para o pedal problemático.

31 de janeiro

Toyota faz recall de veículos da América Latina e África, que são importados dos EUA e da Europa.

2 de fevereiro

Toyota admite problema no freio do Prius.

8 de fevereiro

Os oito modelos que tiveram a produção paralisada voltam a ser produzidos.

9 de fevereiro

Toyota convoca recal de 426 mil unidades do Prius, Sai e Lexus por problemas no freio. NHTSA investiga problemas na direção elétrica do Corolla nos EUA.

10 de fevereiro

Assembleia Legislativa de Minas convoca audiência pública e Toyota terá que explicar casos no Brasil .