A Volkswagen escolheu a mesma terra do nascimento para anunciar a o fim do New Beetle e comunicou nesta semana, no Los Angeles Auto Show, o fim da produção do carro. Há 15 anos, o conceito que gerou o besouro saiu das pranchetas do centro de estilo da VW, também na Califórnia. Projetado e batizado para pegar carona no carisma do Fusca, o veículo teve a produção iniciada em 1998 na fábrica de Puebla, no México, onde foi vizinho de plataforma de sua inspiração até 2003. Com o fim do Fusca, o New Beetle tentou ficar com a simpatia, mas não chegou perto das vendas e do sucesso do legítimo besouro. Mesmo porque é totalmente diferente. Feito sob a quarta geração do Golf, o carro se destaca pelo design e mimos de acabamento, que nem sempre primam pelo conforto, além de tração dianteira e motor refrigerado a água.
Se não é um Fusca, conquista a simpatia das viúvas do modelo, como o presidente do New Beetle Club de Santa Catarina, Hélio Arthur Machado, que reluta em acreditar no fim do New Beetle. Ao ser procurado pela reportagem, disse que o repórter interpretou a notícia de forma errada, que na verdade as versões especiais para celebrar o fim são apenas versões. Depois, quando convencido, disse que os clubes de aficionados em todo o mundo se movimentariam para anular a decisão da fábrica, que na Holanda os revendedores já estão se mobilizando. Hélio tem 53 anos e teve 19 Fuscas, segundo ele, comprados novos. Hoje preserva três modelos, um 1955, outro 1967 e um 1971, além do New Beetle quase zero. O clube, que fundou em 2008, tem 19 sócios e 20 carros. ?Um associado tem dois modelos iguais. Tem gente que é mais maluca do que eu?, brinca Hélio.
Final
A versão especial a que Hélio se refere é a anunciada no Los Angeles Auto Show e é denominada Last Edition (Última Edição). Começará a ser vendida nas concessionárias dos Estados Unidos em abril do ano que vem e será limitada a 3 mil unidades, sendo 1,5 mil para o conversível e a outra metade para o modelo com teto rígido.
Mostrados no L.A Auto Show, têm pintura azul-clara com o teto preto e outra em dois tons de azul claro e branco no modelo conversível. O motor é 2.5, de 152cv, câmbio Tiptronic e o preço anunciado é de US$ 20.240 para o cupê e US$ 27.170 para o conversível. A última edição do Fusca, produzida na mesma fábrica, também foi limitada a quantidade de 3 mil unidades, sendo que o derradeiro está em exibição no Museu da VW, em Wolfsburg, na Alemanha. De olho no gene de sucesso, o porta-voz da montadora, Steve Keyes, anunciou em Los Angeles que a VW substituirá o New Beetle em 2011 ?por algo meio besouro?.
Brasil
O New Beetle pode ser inserido no nicho em que o estilo prevalece. N o mercado brasileiro, ganhou três concorrentes neste ano ? Fiat 500, smart fortwo e Mini Cooper ?, mas, mesmo com toda a campanha de divulgação e tecnologia dos novos concorrentes, o defasado VW lidera esse ?segmento?, que ainda conta com Chrysler PT Cruiser. Aliás, o PT Cruiser também é produzido em uma fábrica mexicana, teve o fim da produção anunciado no ano passado, mas depois a Chrysler mudou de ideia e adiou a morte, pelo menos até o fim do ano que vem.
No mês passado, segundo os dados da Fenabrave, foram vendidas 152 unidades do New Beetle, com preço inicial sugerido de R$ 63,5 mil. Na sequência vieram Mini Cooper (147 unidades, R$ 92,3 mil); Fiat 500 (143 unidades, R$ 64,4 mil); PT Cruiser (109 unidades, R$ 56,1 mil) e por último o Smart (76 unidades, R$ 58,3 mil). Preços das versões de entrada. No Brasil só é importada a versão 2.0, mas são fabricadas ainda versões com as seguintes motorizações: 1.4, 1.6, 1.8, 1.9 a diesel e 2.5.