UAI

Demanda por seguro de carro cresce 25,74% em julho em relação a 2021

Cálculo comparou crescimento de julho deste ano em relação ao mesmo mês em 2021

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Freqüência de uso do veículo e faixa etária do condutor interferem no valor do seguro
Freqüência de uso do veículo e faixa etária do condutor interferem no valor do seguro Foto: Freqüência de uso do veículo e faixa etária do condutor interferem no valor do seguro

A demanda por seguro de carro registrou um crescimento de 25,74% em julho deste ano quando comparada ao igual mês de 2021. O resultado foi apurado pelo Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS). 

Esse indicador mede, mensalmente, o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito. 

Crescimento nas vendas de seguro de carro nos principais estados

Em julho, todas as áreas cobertas pelo INDS apresentaram crescimento. Isso incluiu o Rio Grande do Sul (37,35%), Paraná (28,57%) e Minas Gerais (25%), ocupando os três primeiros lugares. São Paulo e Rio de Janeiro vêm depois, registrando crescimento de 20% e 12,61%, respectivamente.

Em relação a junho deste ano, o crescimento do indicador nacional ficou estável, mas nenhuma região registrou desempenho negativo no mercado de seguro de carro, ao contrário do que aconteceu no mês passado quando comparado a maio.

Queda nas vendas de veículos

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostraram que as vendas de veículos novos sofreram uma leve queda em julho em relação ao mesmo mês em 2021.

Neste ano, 307.709 unidades foram vendidas em julho, o que representa 0,5% a menos do que o registrado no ano passado e 2,61% a menos do que as vendas de junho de 2022.

Ao todo, de janeiro a julho deste ano, foram vendidas 1.958.945 unidades de carros. O número é 2,65% inferior ao referente ao mesmo período de 2021.

A queda pode ser justificada por uma série de fatores. Dentre eles, pode-se citar a menor oferta no segmento de duas rodas, os problemas na produção, além da maior restrição e aumento do custo de crédito e alta inadimplência

Por outro lado, o crescimento no mercado de seguro de carro tem relação com a retomada das atividades presenciais em quase todos os setores do pais. No entanto, segundo Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, esse crescimento não é representativo da população que nunca teve seguro de carro.