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Dedo-duro

Carro-conceito da Honda antecipa, sem disfarces, a nova geração do Accord, modelo mais vendido da marca nos EUA, que chega ao mercado em 2008

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Estilo de um dos carros mais vendidos no mercado americano vai mudar e terá sistema de segurança eficiente em colisões com veículos maiores

O Honda Accord é um médio-grande vendido no Brasil como carro de luxo, mas nos Estados Unidos é nada menos do que o modelo mais vendido da montadora japonesa. Lançado em 1976, já está na sua sexta geração e vendeu mais de 9,5 milhões de unidades, só na América do Norte. Não é preciso dizer qual é a importância do modelo para seu fabricante.

Como a geração atual, lançada no final de 2002, já se aproxima do fim do seu ciclo de produção e começa a perder o apelo, a Honda precisava gerar algum interesse pelo modelo, mas tinha que ser cautelosa para não afastar potenciais compradores do carro, que ainda está nas revendas.

A solução foi apresentar um modelo que antecipa as linhas do novo Accord, mas que não estaria ao alcance dos consumidores, ou seja, o Accord Coupe Concept. A própria Honda admite que o veículo revela, com boa dose de realismo, a nova geração do médio. O que também mostra é uma nova abordagem para o estilo do veículo.


A aparência esportiva é acentuada pelo capô longo, fendas na parte inferior e vidro traseiro, com grande ângulo de inclinação. A grade dianteira sextavada e faróis dianteiros que invadem as laterais quase até encostar nas rodas contribuem para um desenho propositadamente agressivo. Na traseira, o escapamento com quatro saídas, integrado no difusor de ar (que aumenta o efeito solo), remete a um desempenho ainda desconhecido para o Accord.

O motor é um V6, que usa a tecnologia de comando de válvulas variável, já comum nos carros da Honda. Mas esta nova geração de propulsores promete ser mais econômica e mais limpa.

No que diz respeito à segurança, o conceito incorpora uma tecnologia exclusiva de absorção de impacto, que dispersa a energia da batida em uma área maior do que veículos convencionais. O sistema é particularmente eficiente em colisões frontais com veículos mais altos, os SUVs, que povoam as ruas nos Estados Unidos.