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Daihatsu antecipa conceitos

Cinco compactos urbanos serão apresentados no Salão de Tóquio

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A Daihatsu, fabricante japonês pertencente ao grupo Toyota, sempre se caracterizou pela produção de carros compactos, talhados, em sua maioria, para ambientes urbanos. Agora, pouco antes da abertura do Salão de Tóquio, no próximo dia 24, a marca antecipou as suas novidades, todas próximas das ruas. Dos conceitos, o mais curioso é o Basket. Tal como o nome indica – cesta, em inglês – o carrinho para quatro pessoas foi criado para dias ensolarados de lazer.

Veja mais fotos dos conceitos da Daihatsu!  

A carroceria de formas planas e retilíneas conta com um teto removível rígido dianteiro, com porção posterior em lona retrátil e uma barra central, estilo targa. A conexão com a natureza é marcada por detalhes como o revestimento dos bancos e a textura do painel e volante, que imita fibras naturais. Os faróis circulares e as lanternas estreitas e miúdas dão um tom retrô ao simpático e despojado Basket.

Deca Deca promete versatilidade total

 

Em termos de utilidade, o Deca Deca surpreende com o seu estilo “caixote”, popular entre os carros urbanos japoneses. Os faróis em arco são um dos poucos detalhes arredondados do desenho. O mote do modelo é a praticidade. A Daihatsu o define como uma “super box”, ou “super caixa”, com um piso plano e baixo que acomoda quatro passageiros ou muita carga em seu interior. No lado direito a carroceria é plana após a porta do motorista, com uma janela elevada.

Sem o impedimento de uma coluna central, as portas do lado esquerdo se abrem no sentido inverso, com um amplo ângulo de 135º. Isso cria um vão livre que possibilita a colocação de objetos de maior volume ou, até mesmo uma cadeira de rodas. Essa praticidade é auxiliada pelos assentos removíveis ou dobráveis. O modelo pode virar tanto um furgão de carga quanto uma estação de trabalho em pouco tempo.

Sem fugir da onda ecológica atual, a marca também apresentou um conceito elétrico, o e:S. O mote do e:S é o baixo consumo, de acordo com a Daihatsu de cerca de 30 km/l. O índice frugal é possibilitado pelo projeto, que se vale do baixo peso – de apenas 700 kg –, motor de pequena litragem e sistemas como freios regenerativos e dispositivo Start & Stop, que desliga o motor em paradas e o coloca em funcionamento ao se pisar no acelerador. O estilo do e:S é atual, com uma queda do teto semelhante a do britânico Mini Cooper, enquanto a tampa do porta-malas é formada pelo vidro traseiro, tal como no Volvo C30.

As novidades também incluem modelos prontos para a produção, no caso as versões Tanto Exe e o Exe Custom, derivadas da microvan Tanto. De acordo com a Daihatsu, ambos são versões mais leves do modelo original, com toques mais luxuosos e conforto aperfeiçoado. Os assentos têm revestimento de alta qualidade, com um “ar” mais sofisticado. Enquanto o Exe investe em revestimentos em tons claros e “clássicos” o Exe Custom segue um perfil mais “moderninho”, com iluminação azul em LEDs em pontos abaixo do painel, no console central e, até mesmo, no teto.