Os modelos da Dacia são atualmente os Renault mais vendidos do Brasil. E o Duster, o jipinho da marca romena revelado hoje na Europa promete ser tão competitivo no nosso mercado quanto o Logan e o Sandero, o que irá esquentar o segmento hoje liderado pelo Ford EcoSport. O veículo todo-terreno foi criado especialmente para mercados emergentes de todo o mundo, como Rússia, Leste europeu e Brasil. Por aqui a fabricação terá início em 2011, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, Paraná, de onde o Duster será exportado para a Argentina, Chile e México.
O desenho do Duster, que já havia sido antecipado em parte por uma versão de rali no mês passado, investe na robustez, com uma ampla grade cromada ladeada por faróis poligonais, que não se estendem pelas laterais. O perfil é enriquecido por detalhes como um vinco em forma de onda, um recurso advindo do Sandero – cujas portas são bastante parecidas com as do utilitário –, além dos para-lamas superdesenvolvidos. As colunas traseiras largas com janelas espias incrustadas também reforça esse porte. E a traseira pode ser considerada mais convencional, com lanternas verticalizadas e com tampa frisada, sem estepe aparente.
Veja mais fotos do Dacia Duster!
As dimensões do Duster o colocam na frente do EcoSport. Em comprimento o novo Dacia tem 4,30 metros, contra 4,22 m do rival, e 1,82 m de largura. São 6 centímetros a mais que o Logan, com o qual compartilha a plataforma B0, que serve ainda a outros modelos da Renault/Nissan, como o Livina e o Tiida. O modelo deve manter a boa habitabilidade dos “companheiros de base”. O porta-malas comporta 475 litros.
A tração é dianteira nas versões básicas, mas há como opção o sistema integral, que acrescenta 100 kg ao peso do modelo – 1.280 kg contra 1.180 kg da 4X2. Os ângulos de entrada de 30º e de saída superior a 35º devem garantir alguma valentia no off-road. O comando da tração foi emprestado dos utilitários da Nissan, e fica posicionado no console central. São três modos de funcionamento. O 4X2 passa a força apenas para as rodas da frente. No modo Auto, a distribuição de torque entre os eixos é definida automaticamente. Em condições normais envia a força apenas para as rodas dianteiras, mas, quando a tração é perdida ou o modelo exige mais aderência, o sistema manda sob demanda a força para o eixo de trás. E ainda há o Lock, que bloqueia a distribuição de torque em 50% entre os eixos.
São três as opções de motorização. A gasolina o Duster conta com o mesmo 1.6 16V que equipa os Renault/Nissan no Brasil, com 111 cv de potência. Mas na Europa o jipinho conta ainda com o turbodiesel 1.5 dCi em duas faixas de potência: 86 cv e 106 cv.
As versões 4X4 contam com freios ABS com distribuidor eletrônico de frenagem e assistente de frenagens de emergência. Na maioria dos mercados o modelo contará de série com duplo airbag, mas também tem a opção de sidebags para os passageiros frontais.
O lançamento oficial na Europa, Turquia e países africanos do Magreb – Algéria, Tunísia e Marrocos – se dará no segundo trimestre de 2010. Em junho o Duster começará a ser vendido na Ucrânia, em países do Oriente Médio – Israel, Jordânia, Síria, Egito e Líbano – e em outras nações do continente africano, sob a marca Renault. Em 2011, além do Brasil, o modelo também irá desembarcar na Rússia e nos países do Golfo Pérsico. O mesmo ano em que está previsto o lançamento de um novo rival de peso: um crossover feito sobre a base do argentino Chevrolet Agile. A briga vai esquentar.