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Da pesada - Usina sobre rodas

Além da boa aerodinâmica, eficiência energética é o destaque do Iveco Glider, que tem sistema de geração e recuperação de energia. Conforto é destaque no conceito

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De Hannover, Alemanha - A Iveco acertou na mosca ao definir o conceito Glider, apresentado no Salão de Hannover de 2010, como ?a realidade do futuro?. Isso porque o cavalo mecânico tem, tanto na aparência quanto na tecnologia, aspectos inovadores, mas sem se desvencilhar do que a indústria realmente pode oferecer daqui a alguns anos. Ou, em outras palavras, um estudo que enche os olhos sem ?viajar? demais.

Como se trata de um projeto de vanguarda, o flerte com o meio ambiente é seu foco principal. E foi na natureza, no voo das águias, que os projetistas se inspiraram para alcançar sua eficiência aerodinâmica. Assim, as características aerodinâmicas do veículo se adaptam de acordo com cada situação. Por isso, além do formato da carroceria e carenagens, a resistência do ar pode ser amenizada, por exemplo, com a regulagem da distância entre o cavalo e o semirreboque, reduzindo o arrasto.

EFICIENTE Boa parte da tecnologia empregada no Glider buscou ao máximo a eficiência energética. No teto da cabine existem painéis fotovoltaicos capazes de gerar 2 KWh de energia renovável. Como na Fórmula 1, a energia das frenagens é recuperada e usada para alimentar sistemas auxiliares como ar-condicionado, compressor e bombas. Com isso, é possível diminuir em até 5% as necessidades energéticas do veículo.

O calor do motor também é usado para gerar energia elétrica, o que pode reduzir em até 10% o consumo de combustível. A energia não usada pelos sistemas auxiliares é armazenada em uma bateria, podendo ser utilizada quando o veículo estiver parado. Também houve a preocupação de reduzir as necessidades energéticas com a adoção de equipamentos mais eficientes (climatizador, iluminação em LED). Os pneus são gerenciados por um sistema que ajusta automaticamente a pressão, reduzindo em mais de 15% a resistência de rolamento.

HABITABILIDADE Outra característica que fez os engenheiros quebrarem a cabeça foi a habitabilidade da cabine. O conceito usado no projeto foi o da reconfigurabilidade do interior para suas diferentes funcionalidades. Na hora de conduzir o veículo, a principal preocupação foi com a ergonomia para o motorista. Para desenvolver atividades de ?escritório?, a Iveco desenvolveu um módulo de trabalho com diversos equipamentos. E, como o lar do motorista, a cabine conta com uma verdadeira cozinha, cama que não ocupa espaço quando não está sendo usada e sala de estar com sistema de climatização, iluminação e som que visam ao conforto e bem-estar dos ocupantes.

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