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Custo/benefício - Quarteto do trabalho

Ford Courier é mais equipada entre picapes básicas, mas Fiat Strada Fire tem melhor preço depois de acrescentados opcionais. Versão Trekking é alternativa interessante

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Há mais de 10 anos no mercado brasileiro, a picape Ford Courier, embora em pequena escala, mantém seu público cativo. Motoristas que, certamente já descobriram que além do interessante motor 1.6, a Courier é a picape de entrada com mais itens de série, quando comparada a Fiat Strada Fire 1.4, Chevrolet Montana Conquest 1.4 e VW Saveiro 1.6. Mas ela perde quando se deseja equipá-la com itens específicos ou com aqueles mais desejados pelo consumidor, pois a Ford não fornece opcionais em separado, mas somente a opção de se mudar de catálogo, o que resulta em enorme aumento de preço. Mesmo motivo que derruba a Montana, de menor custo entre as quatro, mas apenas quando básica.

Nesse quesito, ganham pontos Saveiro e Strada Fire, com enorme gama de opcionais. A Strada, porém, é a grande campeã no custo/benefício depois que as quatro são equipadas com dois ?pacotes? de equipamentos selecionados pela reportagem (veja quadro). No primeiro (A) entram itens importantes quando se trata de picapes e, no mínimo, essenciais para garantir um pouco de conforto e/ou segurança ao usuário: protetor de caçamba, ganchos para amarrar a carga, grades de proteção do vidro traseiro, limpador do para-brisa com temporizador, ar quente/desembaçador, comando interno dos retrovisores, terceira luz de freio (brake-light) e preparação básica para som (pelo menos fiação). No segundo (B), somam-se aqueles que são os equipamentos mais pedidos pelo consumidor, em qualquer segmento: ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos.

Veja como se saem as picapes derivadas dos compactos na 12ª reportagem da série que analisa o melhor custo/benefício em cada segmento, tendo-se em vista o preço do carro em relação aos equipamentos.

Recheada

Mais completa entre as quatro, a Courier já tem de série quase todos os itens selecionados para o primeiro ?pacote?, faltando ar quente/desembaçador e preparação para som. Inclusive, é a única que tem terceira luz de freio na versão de entrada, item de segurança que desde o início do ano é obrigatório nos veículos de passeio (Resoluções 227 e 294 do Conselho Nacional de Trânsito/Contran). De quebra, ainda tem relógio digital no painel e aviso sonoro de faróis ligados. Faltou o conta-giros, que não foi relacionado pela dificuldade e/ou impossibilidade de se incluí-lo em alguns modelos.

Amarrada

A Montana tinha tudo para também oferecer um excelente custo/benefício, mas os catálogos com opcionais agregam tão pouco que, para incluir os itens faltantes na primeira opção (grades de proteção do vidro traseiro, ar quente/desembaçador, terceira luz de freio e preparação para som, além do protetor de caçamba, que só é vendido como acessório), foi preciso ?pular? para o mais completo dos catálogos. Assim, no caso da Montana, os ?pacotes? A e B resultam no mesmo preço (veja quadro).

Detalhe interessante: a Montana é a única que tem conta-giros de série. E oferece, como a Courier, relógio digital no painel e aviso sonoro de faróis acesos.

Mais vendida

A Strada como um todo (consideradas todas as versões) é a mais vendida do segmento. Somente na primeira quinzena deste mês, vendeu 3.883 unidades, número que é maior que a soma do que emplacaram as demais (Montana: 1720, Saveiro: 1.264, Courier: 371). Além de vir sendo reestilizada com frequência e ganhando maior leque de opções, a Strada conta com gama extensa de opcionais, inclusive de pacote com airbag duplo e freios a ABS até para a versão Fire, o que vem sendo um destaque da Fiat. Paradoxalmente no que diz respeito à segurança, a Strada Fire é a única (entre as quatro analisadas) que não tem regulamente de altura dos cintos de segurança.

A italianinha de Betim, contudo, é a de melhor custo/benefício depois de montada nas opções A (faltavam grade de proteção para o vidro traseiro, desembaçador, comando dos retrovisores e terceira luz de freio) e B. Além disso, a Strada Trekking 1.4 (modelo novo), considerada à parte, aparece como opção interessante a quem pode pagar um pouco mais. Já vem com quase tudo do ?pacote? A (exceto o desembaçador), alem de direção hidráulica, de série.

Cara

Prestes a ser substituída, a Saveiro é a de maior preço sugerido (tabela) e ainda fica com valor bem mais alto que a Strada Fire, depois de equipada com o ?pacote? A, faltando quase os mesmos itens: grade de proteção para o vidro traseiro, desembaçador, preparação para som e terceira luz de freio. E no ?pacote? B perde mais uma posição, caindo para o terceiro lugar. Como curiosidade, a Saveiro é a única que tem regulagem de altura do banco do motorista, característica dos modelos VW.