UAI

Cursos automotivos - Para quem gosta mesmo de carro

Opções da área técnica à pós-graduação visam os que querem se profissionalizar no ramo. Há ainda aulas rápidas para aprendizagem ou aperfeiçoamento de temas específicos

Publicidade
Foto:

Gestão comercial em negócios automotivos é formação tecnológica oferecida pelo Centro Newton Paiva


Além dos tradicionais cursos de graduação em engenharia (mecânica, mecatrônica, elétrica, robótica etc.), normalmente lembrados por estudantes que gostam de carro e desejam trabalhar na área, o mercado oferece inúmeras possibilidades ligadas ao automóvel de diferentes formas e em diversos níveis de formação profissional. As opções abrangem alunos de todas as idades, com nenhuma ou muita experiência no assunto. E vão desde aulas voltadas para a mecânica em si até a formação em design e áreas comercial ou administrativa.

MÃO NA GRAXA O Centro Automotivo do Senai, no Bairro Horto, região Leste de Belo Horizonte, ministra cursos de curta, média ou longa duração. Para quem não tem conhecimento na área, há os de iniciação profissional, com duração que pode variar de três dias a pouco mais de um mês, conforme o tema escolhido. Um dos mais procurados, conforme o agente de vendas do Centro Automotivo, José Ewerton Lara Bretz, é o de eletroeletrônica automotiva com introdução à injeção eletrônica, que abre um grande leque de trabalho. Entre outros temas estão injeção eletrônica de motos, mecânica de motores e repintura automotiva. Também de curta duração, para os já experientes, existem os cursos de aperfeiçoamento (climatização automotiva, funilaria, revitalização e espelhamento entre outros).

Partindo-se para média duração, o Senai dá cursos de qualificação, de 220 a 400 horas, e os de aprendizagem industrial, de 400 horas (mecânica de automóveis, diesel e de motos, eletricidade de automóveis, reparação de carrocerias). Por fim, ainda existe o curso técnico em manutenção automotiva, de 1,2 mil horas, que exige como pré-requisito o ensino médio (concluído ou em andamento) e deixa o candidato habilitado a lidar com todos os aspectos do automóvel. Informações: (31) 3484-9902/9945 ou centroautomotivo@fiemg.com.br.

Também em Belo Horizonte, a Etecc Academia Automotiva, idealizada pelo ex-gerente comercial Marco Túlio Silva Ribeiro, surgiu da necessidade de formação qualificada para vendedores de automóveis. Atualmente há cursos não só para vendedores, mas para capacitação de profissionais que trabalham nos diversos setores das revendas como recepcionistas, consultores técnicos e até gerentes de vendas, além de profissionais que estão fora do mercado mas que também querem oportunidade no segmento. Eles duram de dois dias a uma semana. Também estão sendo criados cursos a distância, que possibilitam a escolha de um dos temas ou a abrangência de todos, com duração de seis meses. Informações: (31) 2515-7575 ou www.academiaautomotiva.com.br.

Protótipos como este, feito em 2007, são oportunidade de prática no curso de design automotivo da Fumec



DESIGN
Formando a quinta turma, o curso de design automobilístico e de transportes, da Universidade Fumec, é qualificado como de extensão, sendo aberto não só a alunos de graduação da universidade mas também ao público em geral, inclusive jovens que ainda estejam cursando o ensino médio. Tem como característica reunir apaixonados por carros. Mas as aulas abrangem todo tipo de veículo. Além do desenho em si, os estudantes veem ergonomia, aerodinâmica e modelagem (que atrai inclusive os menos talentosos para desenho). Informações: www.fumec.br ou (31) 3228-3166/3167.

GESTÃO
Com foco bem diferente, o Centro Universitário Newton Paiva tem desde 2002 o curso de gestão comercial em negócios automotivos, classificado como de graduação tecnológica, ou seja, uma vez concluído, o aluno está apto a dar continuidade, se desejar, com pós-graduação, mestrado ou doutorado. O mentor e coordenador Pedro Henrique Piana Espechit explica que o conteúdo inclui vendas, administração e pós-vendas, possibilitando que o aluno atue em qualquer área do segmento automotivo. O perfil, segundo ele, é de profissionais mais antigos no setor, apesar de que, nos últimos dois anos, tem atraído também jovens saindo do segundo grau. Informações: www.newtonpaiva.br

GRADUAÇÃO ESPECÍFICA E se a ideia é mesmo uma graduação, mas com formação bem específica, há 47 anos, a Fundação Educacional Inaciana (FEI), em São Bernardo do Campo, dá curso de engenharia mecânica com ênfase em automobilística (www.fei.edu.br). Em Belo Horizonte, ainda não há um curso de engenharia tão específico, mas a UFMG está montando estrutura de laboratórios com a intenção de, a partir de 2013, ter cursos de especialização e mestrado voltados para a área automotiva.

Centro automotivo do Senai tem oficina de aprendizagem para aulas diversas



PARA PROFISSIONAIS
Tendo como foco engenheiros (ou estudantes de engenharia) que atuam no setor e querem aprimorar os conhecimentos, a Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil) tem cerca de 60 cursos livres, com duração de um a três dias, na área de desenvolvimento de produtos, projetos, materiais, manufatura e qualidade e gestão. Há também cursos de média duração (de 64 a 160 horas) em áreas como de motores e transmissão, além de um curso de especialização na área de projetos de sistemas digitais embarcados. Os cursos são ministrados na sede, em São Paulo; dentro de empresas interessadas, em todo o Brasil; e também a distância. Informações: (11) 3287-2033, ramal 115 ou www.saebrasil.org.br. Na Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (www.aea.ogr.br) também há cursos rápidos voltados para engenheiros do setor.