Em uma nova rodada de crash-tests realizada nos EUA, pelo Instituto de Segurança Rodoviária (IIHS), algumas caminhonetes médias foram reprovadas. O teste de colisão realizado com os modelos Nissan Frontier, Ford Ranger, Chevrolet Colorado (a S10 americana), Toyota Tacoma (a Hilux americana) e Jeep Gladiator reprovou três das cinco picapes.
Enquanto aqui no Brasil os crash-tests são promovidos pelo Latin NCAP, lá nos EUA dois órgãos realizam as provas. O NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), que é do governo, e o IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), uma ONG criada por três seguradoras para avaliar a segurança dos veículos.
O IIHS é reconhecido por ser rígido em suas pontuações e testes e, por isso, acumular um alto índice de reprovação. Além disso, recentemente, o Instituto trocou sua metodologia. Até então, as colisões eram feitas em 25% da dianteira em uma barreira sólida, como justificativa de que um quarto dos acidentes fatais ocorrem nessa posição. Porém, agora, o órgão realiza batidas contra 40% da frente do veículo, criando uma área maior de impacto.
Quais foram as críticas feitas às caminhonetes nos crash-tests?
Segundo o IIHS, as picapes tiveram como foco a segurança do motorista em detrimento dos demais passageiros. Além disso, agora é avaliada também a possibilidade de ferimentos para os passageiros traseiros em caso de colisão. E foi justamente esse ponto que prejudicou as picapes norte-americanas no crash-test.
Nos testes, a Toyota Tacoma e a Chevrolet Colorado foram duramente criticadas, pois o cinto de segurança traseiro permite que o passageiro se aproxime demais do encosto de cabeça dianteiro, com risco de se chocar contra ele. Inclusive, foi indicado que lesões no pescoço ou no peito podem ocorrer por conta do cinto ineficaz.
Apesar de ser algo crítico, as picapes eram de geração antiga, ao contrário da Jeep Gladiator. A caminhonete foi criticada pela ausência de airbags de cortina, o que prejudicou sua nota no crash-test. Contudo, seria impossível instalar esse tipo de equipamento na caminhonete, visto que ela tem o teto removível.
Já a Ford Ranger foi considerada aceitável, mas ainda sim deixou a desejar na proteção para os passageiros traseiros. Na nova bateria de crash-tests, apenas a Nissan Frontier norte-americana conseguiu ser aprovada.
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