Uma simples batidinha e lá se vão o radiador, o compressor do ar-condicionado e a ventoinha. A conta da oficina? Vai às alturas! Esse prejuízo seria facilmente evitado se todos os modelos tivessem em seu projeto um componente simples, mas capaz de absorver 90% do impacto de uma batida a uma velocidade de até 15km/h. Trata-se do crash-box, uma espécie de caixa metálica instalada entre as longarinas e a travessa do automóvel, que tem a função de absorver o impacto.
Como a quantidade de componentes afetados pela batida é menor, além do custo, o tempo de reparo do veículo também será menor. Até mesmo o seguro dos modelos que trazem o crash-box do lado interno do para-choque tende a ser mais em conta. Se interessou pelo componente? Pois saiba que não é possível comprá-lo em uma loja de acessórios. Ele faz parte do projeto de um veículo.
Segundo Bruno Honorato, engenheiro do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), caso um carro equipado com o crash-box sofra uma pequena colisão, é preciso ficar atento. Ainda que o para-choque esteja intacto, é preciso levar o carro a uma oficina para conferir se o crash-box precisa ser substituído. De acordo com o engenheiro, o preço para substituir o componente varia entre R$ 150 e R$ 600, dependendo da marca e do material empregado (aço ou alumínio).