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Crash - Batida que não dói no bolso

Cesvi Brasil faz teste de impacto para avaliar preço de reparo e custo de peças de alguns carros. Marea é o mais caro e os modelos da Volks, os mais baratos

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SpaceFox recebeu o melhor índice de reparabilidade, com Fox e Polo, no teste.

Quando o consumidor ainda desconhece um novo lançamento, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) já bateu a dianteira e a traseira do veículo. As batidas fazem parte do teste de impacto e reparabilidade – chamado de CarGroup – que classifica os modelos de acordo com o custo do conserto dos estragos provocados. O índice vai de 10 a 60 e quanto menor, mais barato é o custo de manutenção. O índice é usado pelas seguradoras para estabelecer o valor do seguro, junto com uma série de outros fatores, como o perfil do condutor e a cobiça dos ladrões pelo modelo. Dos 53 veículos testados os que atingiram a maior nota foram modelos da Volkswagen: Polo, Fox e SpaceFox. Já os mais caros são o Fiat Marea e o Citroën Berlingo.

Mégane foi o melhor entre os sedãs médios.


O diretor de Operações do Cesvi Brasil, José Aurelio Ramalho, explica que as montadoras enviam os carros antes do lançamento para avaliação. O veículo trafega a 15km/h e é projetado contra uma barreira fixa de 32 toneladas, acertando o lado esquerdo. Depois o veículo fica parado e é atingido do lado direito da traseira por uma barreira móvel. Com o carro estragado, os técnicos do Cesvi entram em ação e avaliam o que precisa ser consertado e fazem o reparo, registrando as horas gastas com mão-de-obra. Ramalho explica que o cálculo do índice de reparabilidade leva em conta uma média ponderada, que é o preço das peças mais danificadas em acidentes.

Ramalho ressalta que além das seguradoras, o consumidor pode recorrer aos índices quando está indeciso entre dois carros que têm a mesma faixa de preço e procura o mais barato. Informações no site: http://www.cesvibrasil.com.br/proprietarios/cargroup.shtm. As montadoras também usam as informações dos testes de impacto. Ramalho conta que em várias oportunidades os fabricantes modificam itens que aumentam o índice. “Quando o Ford Focus foi lançado, teve um custo de reparo mais alto, pois o farol de policarbonato ao ser atingido, transferia a energia para o suporte, que quebra e tinha de ser trocado. A Ford percebeu a falha e desenvolveu um kit de reparo para o farol, que vendia separadamente só o suporte, diminuindo o custo”, lembra. Os índices se mantêm secretos até o carro ser lançado, mas, depois do lançamento se tornam públicos. Apesar de fazer um teste de impacto, Ramalho enfatiza que não se avalia a segurança do veículo.

COMPARATIVO

Hatch compacto
Volkswagen Polo (2002 a 2006) 10
Volkswagen Fox (2003 a 2006) 10
Citroën C3 (2003 a 2006) 13
Chevrolet Corsa (2002 a 2006) 17
Chevrolet Celta 5p (2006 a 2006) 18
Renault Clio 5p (2003 a 2006) 18
Ford Fiesta (2002 a 2006) 20
Fiat Mille (2004 a 2006) 20
Peugeot 206 5p (2001 a 2006) 20
Ford Fiesta Street 5p (2000 a 2006) 20
Fiat Palio Fire 5p (2000 a 2006) 21
Ford Ka (2002 a 2006) 24
Volkswagen Gol GIII 5p (2000 a 2005) 25
Fiat Palio 5p (2004 a 2006) 26
Hatch médio
Peugeot 307 (2002 a 2006) 11
Fiat Stilo (2002 a 2006) 15
Ford Focus (2001 a 2006) 19
Volkswagen Golf (1998 a 2006) 21
Chevrolet Astra 5p (2003 a 2006) 31
Monovolume
Chevrolet Zafira (2001 a 2006) 24
Renault Scenic FII (2001 a 2006) 29
Citroën Xsara Picasso (2001 a 2006 31
Monovolume compacto
Honda Fit 5p (2003 a 2006) 18
Fiat Idea 5p (2005 a 2006) 22
Chevrolet Meriva (2002 a 2006) 22
Multiuso
Fiat Doblò (2002 a 2006) 17
Renault Kangoo (2000 a 2006) 28
Citroën Berlingo (1998 a 2006) 36
Picape compacta
Chevrolet Montana (2003 a 2006) 16
Volkswagen Saveiro GIII (2000 a 2005) 22
Ford Courier (2000 a 2006) 24
Fiat Strada Fire (2001 a 2006) 25
Picape média
Chevrolet S10 (2001 a 2006) 20
Ford Ranger (2002 a 2006) 27
Nissan Frontier (2002 a 2006) 32
Sedã compacto
Chevrolet Corsa (2002 a 2006) 18
Ford novo Fiesta (2004 a 2006) 19
Chevrolet Corsa Classic (2000 a 2006) 27
Fiat Siena (2004 a 2006) 30
Sedã médio
Renault Mégane (2006 a 2006) 18
Ford Fusion (2006 a 2006) 19
Ford Focus (2001 a 2006) 20
Nissan Sentra (2004 a 2006) 21
Toyota Corolla (2002 a 2006) 22
Chevrolet Vectra (2005 a 2006) 25
Chevrolet Astra (2003 a 2006) 30
Fiat Marea (2001 a 2006) 38
Peruas médias
Toyota Corolla Fielder (2005 a 2006) 24
Fiat Marea Weekend (1999 a 2006) 32
Peruas compactas
Volkswagen Spacefox 10
Volkswagen Parati GIII (2000 a 2005) 22
Fiat Palio Weekend (2004 a 2006) 31
Utilitário Compacto
Ford Ecosport (2003 a 2006) 21

Fonte: Cesvi Brasil