Quando o consumidor ainda desconhece um novo lançamento, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) já bateu a dianteira e a traseira do veículo. As batidas fazem parte do teste de impacto e reparabilidade – chamado de CarGroup – que classifica os modelos de acordo com o custo do conserto dos estragos provocados. O índice vai de 10 a 60 e quanto menor, mais barato é o custo de manutenção. O índice é usado pelas seguradoras para estabelecer o valor do seguro, junto com uma série de outros fatores, como o perfil do condutor e a cobiça dos ladrões pelo modelo. Dos 53 veículos testados os que atingiram a maior nota foram modelos da Volkswagen: Polo, Fox e SpaceFox. Já os mais caros são o Fiat Marea e o Citroën Berlingo.
O diretor de Operações do Cesvi Brasil, José Aurelio Ramalho, explica que as montadoras enviam os carros antes do lançamento para avaliação. O veículo trafega a 15km/h e é projetado contra uma barreira fixa de 32 toneladas, acertando o lado esquerdo. Depois o veículo fica parado e é atingido do lado direito da traseira por uma barreira móvel. Com o carro estragado, os técnicos do Cesvi entram em ação e avaliam o que precisa ser consertado e fazem o reparo, registrando as horas gastas com mão-de-obra. Ramalho explica que o cálculo do índice de reparabilidade leva em conta uma média ponderada, que é o preço das peças mais danificadas em acidentes.
Ramalho ressalta que além das seguradoras, o consumidor pode recorrer aos índices quando está indeciso entre dois carros que têm a mesma faixa de preço e procura o mais barato. Informações no site: http://www.cesvibrasil.com.br/proprietarios/cargroup.shtm. As montadoras também usam as informações dos testes de impacto. Ramalho conta que em várias oportunidades os fabricantes modificam itens que aumentam o índice. “Quando o Ford Focus foi lançado, teve um custo de reparo mais alto, pois o farol de policarbonato ao ser atingido, transferia a energia para o suporte, que quebra e tinha de ser trocado. A Ford percebeu a falha e desenvolveu um kit de reparo para o farol, que vendia separadamente só o suporte, diminuindo o custo”, lembra. Os índices se mantêm secretos até o carro ser lançado, mas, depois do lançamento se tornam públicos. Apesar de fazer um teste de impacto, Ramalho enfatiza que não se avalia a segurança do veículo.
COMPARATIVO
Hatch compacto | |
Volkswagen Polo (2002 a 2006) | 10 |
Volkswagen Fox (2003 a 2006) | 10 |
Citroën C3 (2003 a 2006) | 13 |
Chevrolet Corsa (2002 a 2006) | 17 |
Chevrolet Celta 5p (2006 a 2006) | 18 |
Renault Clio 5p (2003 a 2006) | 18 |
Ford Fiesta (2002 a 2006) | 20 |
Fiat Mille (2004 a 2006) | 20 |
Peugeot 206 5p (2001 a 2006) | 20 |
Ford Fiesta Street 5p (2000 a 2006) | 20 |
Fiat Palio Fire 5p (2000 a 2006) | 21 |
Ford Ka (2002 a 2006) | 24 |
Volkswagen Gol GIII 5p (2000 a 2005) | 25 |
Fiat Palio 5p (2004 a 2006) | 26 |
Hatch médio | |
Peugeot 307 (2002 a 2006) | 11 |
Fiat Stilo (2002 a 2006) | 15 |
Ford Focus (2001 a 2006) | 19 |
Volkswagen Golf (1998 a 2006) | 21 |
Chevrolet Astra 5p (2003 a 2006) | 31 |
Monovolume | |
Chevrolet Zafira (2001 a 2006) | 24 |
Renault Scenic FII (2001 a 2006) | 29 |
Citroën Xsara Picasso (2001 a 2006 | 31 |
Monovolume compacto | |
Honda Fit 5p (2003 a 2006) | 18 |
Fiat Idea 5p (2005 a 2006) | 22 |
Chevrolet Meriva (2002 a 2006) | 22 |
Multiuso | |
Fiat Doblò (2002 a 2006) | 17 |
Renault Kangoo (2000 a 2006) | 28 |
Citroën Berlingo (1998 a 2006) | 36 |
Picape compacta | |
Chevrolet Montana (2003 a 2006) | 16 |
Volkswagen Saveiro GIII (2000 a 2005) | 22 |
Ford Courier (2000 a 2006) | 24 |
Fiat Strada Fire (2001 a 2006) | 25 |
Picape média | |
Chevrolet S10 (2001 a 2006) | 20 |
Ford Ranger (2002 a 2006) | 27 |
Nissan Frontier (2002 a 2006) | 32 |
Sedã compacto | |
Chevrolet Corsa (2002 a 2006) | 18 |
Ford novo Fiesta (2004 a 2006) | 19 |
Chevrolet Corsa Classic (2000 a 2006) | 27 |
Fiat Siena (2004 a 2006) | 30 |
Sedã médio | |
Renault Mégane (2006 a 2006) | 18 |
Ford Fusion (2006 a 2006) | 19 |
Ford Focus (2001 a 2006) | 20 |
Nissan Sentra (2004 a 2006) | 21 |
Toyota Corolla (2002 a 2006) | 22 |
Chevrolet Vectra (2005 a 2006) | 25 |
Chevrolet Astra (2003 a 2006) | 30 |
Fiat Marea (2001 a 2006) | 38 |
Peruas médias | |
Toyota Corolla Fielder (2005 a 2006) | 24 |
Fiat Marea Weekend (1999 a 2006) | 32 |
Peruas compactas | |
Volkswagen Spacefox | 10 |
Volkswagen Parati GIII (2000 a 2005) | 22 |
Fiat Palio Weekend (2004 a 2006) | 31 |
Utilitário Compacto | |
Ford Ecosport (2003 a 2006) | 21 |
Fonte: Cesvi Brasil